Conselhos de dieta para síndrome do intestino irritável

Escrito por marie greene | Traduzido por claudia figueira
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Conselhos de dieta para síndrome do intestino irritável
Siga os seguintes conselhos para uma dieta para uma boa saúde dos intestinos e aprenda a evitar crises do síndrome do intestino irritável (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

A síndrome do intestino irritável (SII) é tão dolorosa como inconveniente, mas se você tomar as decisões certas em sua dieta, poderá conseguir resultados positivos e melhorar sua saúde. Não existe cura para a SII, mas o tratamento médico e uma atenção sobre o que e quando você come podem ajudar a viver com o problema. Siga os seguintes conselhos para uma dieta para uma boa saúde dos intestinos e aprenda a evitar crises do síndrome do intestino irritável.

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Sugestões gerais de dieta

Reduza a obstipação e/ou a diarreia e outros sintomas associados à síndrome do intestino irritável aumentando seu consumo de proteínas não animais, fibras, minerais e oligoelementos.

Coma refeições pequenas frequentemente, para diminuir o esforço sobre o sistema digestivo e os intestinos. As refeições grandes e pesadas tendem mais a irritar os intestinos e a causar cólicas.

Mastigue bem os alimentos e coma devagar. Dê ao seu corpo o benefício total dos alimentos que ingere, permitindo que o processo digestivo inicie na boca através da mastigação correta.

Beba muita água durante o dia e evite comer perto da hora de deitar.

Escolhas alimentares

Sua dieta deve incluir muita fibra, incluindo suplementos de fibras, para regular a função intestinal.

Coma frutas, vegetais e alimentos integrais, mas tenha cuidado em eliminar quaisquer alimentos que causem gás ou inchaço.

Mantenha uma dieta baixa em gorduras, sempre que possível.

Inclua cereais, como quinoa, arroz integral, aveia, painço ou trigo, exceto se sofrer de alergia a algum destes alimentos.

Os culpados

Elimine álcool, cafeína e tabaco da sua dieta, pois estes são agentes irritantes do sistema digestivo.

Reduza ou elimine o consumo de leite, manteiga e queijos de vaca. Os laticínios podem ser difíceis de digerir e encorajam à secreção de muco no corpo (que evita a absorção de nutrientes).

Não consuma bebidas gaseificadas nem quaisquer alimentos que possam causar acumulação de gases ou inchaço do trato digestivo.

Evite frituras.

Suplementos alimentares

Beba chá de menta ou tome suplementos de menta (os comprimidos com revestimento gastro-resistente são os melhores) para acalmar o trato digestivo durante as crises.

Tenha sempre à mão chá de camomila e bolachas de gengibre para um alívio rápido.

Tome suplementos de fibras, se não estiver consumindo fibra suficiente na sua dieta.

Probióticos, como iogurtes reforçados ou suplementos probióticos, podem ajudar a reduzir os gases e o inchaço e ajudam o processo digestivo.

Consulte seu médico ou prestador de serviços de saúde para obter um plano de tratamento personalizado e para determinar se estas sugestões são adequadas a você. Este artigo não se destina a efeitos de diagnóstico ou de tratamento da doença.

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