Consequências da elevação do nível do mar

Escrito por carson barrett | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Consequências da elevação do nível do mar
O derretimento das geleiras pode elevar o nível do mar (glacial melt image by Chris Bibbo from Fotolia.com)

O tema do aquecimento global e das mudanças climáticas são muito controversos, mas se os piores cenários de mudanças climáticas vierem a acontecer, os efeitos seriam muito graves. Uma consequência do aquecimento global descontrolado é um aumento extremo do nível do mar devido ao derretimento das geleiras e das calotas polares.

Outras pessoas estão lendo

Perda da massa terrestre

Uma consequência da elevação do nível do mar é a perda de massa de terra. Quando as pessoas pensam sobre a elevação do nível do mar engolindo a terra, elas pensam em ilhas cada vez menores, ou mesmo desaparecendo completamente, como poderia acontecer com alguns atóis menores. Mas o aumento do nível do mar também engoliria a terra das massas continentais, deslocando milhões de pessoas. Segundo o Greenpeace, mais de 70% da população mundial vive nas planícies costeiras. A elevação do nível do mar iria forçar essas pessoas a mudar-se para o interior. Ela também iria engolir os habitats dos animais selvagens, começando com as zonas úmidas costeiras.

Efeitos sobre o abastecimento de água e de comida

Outra consequência da elevação do nível do mar é o seu efeito sobre o abastecimento de água e de comida. Parece contraintuitivo, mas o aumento dos níveis do mar pode reduzir o fornecimento de água. À medida que o nível dos oceanos aumenta, a água salgada é empurrada para as baías e rios, movendo a linha de sal – o ponto onde a água doce do rio encontra-se com a baía salgada ou a água do mar – rio acima. Isso torna as tubulações de água, abaixo da linha de sal usadas para fornecer água potável, inúteis. A água salgada também pode infiltrar-se em aquíferos subterrâneos que contêm água potável para os moradores de áreas costeiras e ilhas.

A elevação do nível do mar afeta o fornecimento de alimentos de várias maneiras. A perda de massa de terra deixa menos espaço para cultivar colheitas. A água salgada que se infiltra no solo pode dificultar o crescimento das plantações. A elevação dos mares também pode causar interrupção na disponibilidade de frutos do mar, dos quais muitas pessoas no mundo dependem para sobreviver.

Impacto nos oceanos

A elevação do nível do mar não só afeta a terra, mas também os próprios oceanos. Quando a água doce é introduzida nos oceanos através de escoamento das geleiras ou rios, ou através do rompimento das geleiras, ela muda a química da água do mar, reduzindo a salinidade. Isso pode afetar a vida marinha nos oceanos. À medida que a salinidade da água diminui e espécies de água doce se mudam para lá, outras espécies acostumadas em seu habitat natural salgado são expulsas de sua área normal. Alguns cientistas também acreditam que grandes quantidades de água doce introduzidas nos oceanos podem perturbar as correntes oceânicas. Um exemplo é que se uma grande parte da camada de gelo da Groenlândia derreter, a água iria afundar até o fundo do Oceano Atlântico e interromper a Corrente do Golfo, que é a corrente que leva águas quentes do Golfo do México ao norte da costa americana e através do Atlântico para o norte da Europa. De acordo com essa teoria, se a Corrente do Golfo for bloqueada por essa onda de água doce, o nordeste da América do Norte e norte da Europa se tornariam muito mais frios, efetivamente entrando na "Pequena Era do Gelo".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível