Mais
×

Como consertar infiltrações em paredes de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um dos maiores problemas em paredes de concreto é a infiltração. Isto ocorre quando a água se acumula no lado externo da parede e vagarosamente se infiltra através da textura porosa do concreto. Isto acontece devido à drenagem deficiente do solo e a falta de impermeabilização na superfície do concreto. Entretanto, existem vários métodos para prevenir que a água entre por uma parede de concreto que já foram testados ao longo dos anos e se mostraram eficazes, econômicos e práticos.

Instruções

Os danos causados pela infiltração de água no concreto enfraquecem as paredes (old cracked concrete wall: grunge background image by GoodMood Photo from Fotolia.com)

    Aplique o piche

  1. Usando um cilindro aplicador, aplique o piche na altura da terra ou da vegetação do lado de fora da parede de concreto. Certifique-se de que o piche cubra as juntas entre a parede de concreto e o rodapé, por onde é mais provável que a água entre.

    Aplique o piche na altura da terra ou da vegetação (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  2. Instale o dreno francês no lado externo da parede de concreto. Instale um cano de drenagem perfurado de 15 cm a 20 cm de comprimento na base da parede, onde a parede e o rodapé se encontram. Coloque o cano ao longo do comprimento da parede até passar o final da extensão da parede em pelo menos 60 cm de cada lado. Cubra o cano com tecido para jardinagem, 7,5 cm de cascalho, e resíduos. Você pode agora vegetar a área sobre o cano sem medo de que a água empoce e infiltre em sua parede.

    Instale o dreno francês no lado externo da parede de concreto (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  3. Aplique três camadas de seladora para concreto no lado de dentro da parede de concreto. Certifique-se de que a parede está completamente seca antes de aplicar a seladora. Usando um cilindro aplicador, aplique a primeira camada e espere um período de uma hora entre as aplicações das camadas.

    Aplique três camadas de seladora para concreto no lado de dentro da parede (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. Conserte trincas grandes inserindo cimento hidráulico nas trincas limpas e sem poeira. O cimento hidráulico pode ser comprado pré-misturado em baldes de 18 litros e é aplicado usando-se uma espátula com ponta. Certifique-se de introduzir bem o cimento na trinca e deixar o conserto secar. O cimento irá se expandir na trinca e selá-la completamente, prevenindo a infiltração de água na parede.

    Use uma espátula com ponta (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  5. Preencha trincas menores com preenchimento epóxi, que pode ser comprado em qualquer loja de utensílios para casa e endurecerá em 30 minutos. O epóxi é inserido usando-se uma seringa de bico fino. Limpe as trincas usando um pincel ou escova e preencha-as até sua superfície com a seringa.

    Preencha trincas menores com epóxi (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O que você precisa

  • Dreno francês
  • Piche com cilindro aplicador
  • Seladora para concreto
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article