Conservação da madeira

Escrito por stevie donald | Traduzido por ronaldo pruss
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conservação da madeira
Sol e chuva envelhecem e estragam a madeira (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Há dois elementos naturais que envelhecem e degradam a madeira rapidamente: luz ultravioleta e água. A luz envelhece a madeira prematuramente, e a água, seja de umidade gelada derretida ou chuva, e faz a madeira apodrecer, os encaixes afrouxam e o esmalte descaca. Usando um protetor de madeira no lado exterior, em pisos externos, acabamentos e mesmo móveis de madeira ao ar livre, aumenta significativamente a vida útil mantendo a beleza natural da madeira.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Qualquer coisa que cubra ou penetre na madeira para protegê-la de elementos naturais significa conservação. De forma geral, tintas transparentes ou coloridas e vernizes são usadas em superfícies de madeira, como pisos externos, mobílias e paredes de madeira. Esmaltes e tintas para madeira são outras opções, comumente usados em laterais e acabamentos. Qualquer um destes acabamentos pode ser igualmente à base de água ou óleo.

Conservação da madeira
Sem aplicação de cobertura, madeiras descascam e apodrecem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Função

Esmaltes e vernizes penetram nas fibras da madeira, basicamente transformando sua camada externa em uma cobertura protetora. Esmaltes à base de óleo contém solventes à base de petróleo que são absorvidos pela madeira, enquanto aqueles à base de água contém aditivos de silicone ou cera que repelem a água. Proteção UV é geralmente adicionada aos pigmentos, embora uma pequena quantidade esteja presente nos melhores vernizes claros. Tipicamente, superfícies verticais, como laterais, suportes de decks e corrimões durarão duas vezes mais do que superfícies horizontais, como parapeitos de janelas e pisos de decks, porque elas são menos expostas ao sol direto e à água parada. Tintas e esmaltes de cor sólida conservam a madeira, formando uma película protetora sobre a superfície.

Conservação da madeira
Esmalte e verniz: camada de proteção para todo tipo de superfície de madeira (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Considerações

Determine o uso e tipo de exposição que a madeira vai ter a fim de escolher a melhor proteção. Enquanto tintas esmaltes sólidas são escolhas excelentes para laterais e acabamentos em madeira, elas podem não ser boas para decks. Cobrir um deck com esmalte ou verniz de cor sólida ou escura é em geral um passo sem volta, já que é impraticável e extremamente demorado remover. Eles não duram em locais com muito tráfego de pessoas ou onde fica muito molhado. Verniz ou esmalte transparente ou colorido é a melhor opção para a conservação de um deck. Embora protetores claros precisam ser recobertos todo ano e verniz e esmalte a cada dois ou quatro anos, é um trabalho bastante fácil. Madeiras com tons e manchas escuras são suscetíveis de descolorir por causa de mofo e fungos, então, escolher uma proteção com fungicida é importante

Conservação da madeira
Decks ou pisos de madeira precisam de proteção ao clima e ao uso intenso (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Geografia

As condições locais podem influenciar as escolhas de conservação da madeira. Em climas muito úmidos ou chuvosos, aplicações frequentes podem ser necessárias, e é importante considerar uma proteção contra mofo. Se madeiras locais à prova de água, como teca e jacarandá, são usadas para a construção, podem não precisar tanta atenção quanto madeiras macias, como cedro ou pinho. Em climas quentes ou secos, a proteção contra raios ultravioleta será mais importante do que contra água. Geralmente, um esmalte ou verniz matizado, ou tinta, oferece melhor proteção ultravioleta.

Conservação da madeira
Madeiras mancham com a umidade, bem como pegam fungos (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)

Ideia de especialista

Ao aplicar qualquer tipo de protetor transparente ou esmalte que seja absorvido pela madeira, passar esta camada com pincel dá duração maior ao forçar a pintura a entrar fundo na madeira.

Conservação da madeira
Toda madeira bem tratada dura por muitos anos (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível