Mais
×

Como construir uma antena de 5/8 de dipolo de onda para 11 metros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma antena de 5/8 de dipolo de onda consiste em dois pedaços iguais de fio, ligados a uma linha de transmissão no centro. Cada um dos arames é igual a 5/8 do comprimento da frequência de onda que, para 11 metros, é de 6,8 metros de comprimento. Este projeto de antena fornece um alto ganho na recepção de sinal e padrão de radiação altamente direcional. É adequado para aplicações de estação de base, onde o principal interesse é receber e transmitir a longas distâncias.

Instruções

Uma antena de 5/8 de dipolo de onda é adequada para a operação da estação de base CB (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corte dois pedaços de fio de cobre, calibre 14, com um par de cortadores de fio pesados.

  2. Passe as extremidades dos fios através dos furos, na extremidade de um isolador. Passe 5 cm de fio novamente sobre o próprio fio, com todos os fios, e torça em torno dele mesmo. Agora você possui um isolador com dois fios estendendo-se a partir dele.

  3. Remova 10 cm do isolamento da extremidade do cabo coaxial. Separe os dois condutores no interior do cabo e retire 5 cm de isolamento. Enrole cada cabo ao redor de cada um dos fios, fora do isolador, e solde-os ao fio de cobre.

  4. Adicione um isolador a cada uma das extremidades dos dois fios de cobre, anexando-o da mesma maneira usada no isolador.

  5. Suspenda a antena, passando uma corda através dos isoladores em todas as extremidades e pendurando-a em de árvores ou outros objetos.

Dicas

  • Certifique-se de suspender a antena de maneira que as duas pernas fiquem alinhadas uma com a outra, para um melhor desempenho.

O que você precisa

  • Fio de cobre, calibre 14
  • Cortadores de fio
  • 3 isoladores com furos nas extremidades
  • Cabo coaxial com conector PL-259 em uma extremidade
  • Ferro de solda
  • Solda de estanho
  • Corda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article