Mais
×

Como construir aquários de acrílico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Construir seu próprio aquário de acrílico pode não apenas lhe economizar dinheiro, mas também ser um forma recompensadora de adequar aquários à sua casa. Para o primeiro aquário, você provavelmente deverá começar pequeno, aprendendo o básico. Em seguida, você poderá construir aquários maiores e mais personalizados.

Instruções

Peças de acrílico são perfeitas para a confecção de aquários diversos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Prepare as laterais de acrílico

  1. Desenhe um esboço simples do tanque, incluindo as medidas. Tente ser o mais exato possível, para que você possa usar o diagrama na compra de material no tamanho correto.

  2. Compre os pedaços de acrílico para fazer as laterais do aquário. Pedaços pré-cortados podem ser comprados em grandes lojas de construção, mas os funcionários não cortarão os pedaços no tamanho exato. Visite uma loja de acrílicos para personalizar os tamanhos.

  3. Escolha pedaços de acrílico espessos o suficiente para suportar o peso do tanque. Uma espessura de 6 mm funciona para alturas maiores do que 30,5 cm; 1 cm para alturas maiores do que 45,7 cm; 1,27 cm para alturas maiores do que 61 cm e 1,9 cm para alturas maiores do que 76,2 cm. Aquários maiores precisam de peças com cortes especiais, sendo necessário falar com o seu fornecedor sobre um espessura apropriada para o tamanho de seu tanque.

  4. Corte as peças do topo e do fundo com espessura aproximadamente 6 mm maior para permitir a junção. As laterais da frente e de trás devem ser do mesmo tamanho.

  5. Use a máquina de desbastar para cortar encaixes nos quatro cantos das peças. As frontais e traseiras devem ser apenas preparadas no topo e no fundo.

  6. Recorte qualquer buraco adicional de que você necessite a partir da folha de acrílico superior. Desenhe linhas na peça protetora e use uma serra para cortar os pedaços. Para linhas longas, você poderá usar a régua com a serra.

    Selando as juntas

  1. Alinhe suas peças e retire o papel protetor dos cantos.

  2. Deixe uma ligeira sobreposição nas juntas, de forma a permitir que o acrílico tenha um lugar para se grudar durante a aplicação do solvente.

  3. Aplique o solvente nas juntas. Uma seringa ou bisnaga de plástico permitirá que você controle o fluxo de solvente a ser usado, o que significa linhas mais limpas. Tenha cuidado para não gotejar solvente, já que ele se endurece rapidamente

  4. Tenha alguém para ajudá-lo a segurar as peças juntas enquanto você sela as juntas.

  5. Evite bolhas durante o selamento. As peças devem estar niveladas ou ocorrerão bolhas. Pratique a selagem em acrílicos usados.

  6. Sele cada junta com o cimento solvente e deixe-os secar por, no mínimo, três a quatro horas. Para tanques de peixes maiores, você terá que deixar que cada junta se seque antes de encaixar a próxima peça.

  7. Deixe o tanque secar durante a noite

  8. Lixe qualquer superfície áspera ou pontas agudas no lado exterior do tanque.

  9. Deixe o aquário em repouso por, no mínimo, uma semana antes de colocar água. Quanto mais tempo você permitir ao aquário que descanse, mais ligadas as juntas permanecerão. É comum esperar até um mês.

  10. Retire o papel protetor do acrílico e enxague-o antes de colocar água.

Dicas

  • Utilize peças de acrílico usadas para praticar o corte, a rotação das peças e a junção. Isso lhe permitirá aprimorar sua experiência antes de começar a trabalhar com tanques de peixes reais.
  • Deixe as folhas de proteção do acrílico até que você comece a juntar as partes. Isso protege as peças contra arranhões.

O que você precisa

  • Acrílico
  • Máquina de desbastar
  • Serra
  • Régua
  • Cimento solvente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article