Mais
×

Como construir uma barragem para uma lagoa com madeira

Atualizado em 23 março, 2017

Barragens construídas corretamente são essenciais em qualquer lagoa. Se forem inadequadas, a lagoa escoará e, eventualmente, esvaziará. O momento certo para construir a barragem é quando a lagoa estiver sendo escavada e construída. Reparar uma barragem mal feita depois do enchimento com água é difícil e, provavelmente, será necessária ajuda profissional. Portanto, são necessários uma pesquisa adequada e um trabalho cuidadoso ao construir uma barragem.

Instruções

Uma barragem adequada é essencial em uma lagoa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Perfure uma vala com a extensão da lagoa. Essa será a vala central. Certifique-se de que ela seja profunda com, pelo menos, 1,20 m. Preencha-a com solo argiloso, acrescentando o material a 15 cm de profundidade por vez e deixando-o compactado, dirigindo com um carro por cima dele para frente e para trás.

  2. Construa a barragem por cima da vala central, acrescentando solo superficial, compactando-o e reforçando-o com toras. A barragem não deve possuir mais do que 3 m de largura. Mantenha uma razão de, no máximo, 3:1; por exemplo, para cada 30 cm de altura, a barragem deve possuir 90 cm de largura.

  3. Cubra a barragem com solo superficial e semeie-o com capim nativo, de preferência com variedades de crescimento rápido. Quanto antes ela ficar coberta de grama, menos erosão é provável de ocorrer.

Aviso

  • Se o degrau da vala estiver muito íngreme, ela pode se soltar e ocorrer erosão.

O que você precisa

  • Equipamento para perfuração
  • Solo superficial
  • Solo argiloso
  • Toras
  • Semente de capim
  • Carro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article