Como construir um caminhão monstro

Escrito por peggy deland | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um caminhão monstro
Um caminhão-monstro é um veículo de tamanho normal que usa pneus de tamanho gigantes a fim de acomodá-los (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um caminhão-monstro é um veículo de tamanho normal que usa pneus de tamanhos gigantes a fim de acomodá-los. A maioria dos caminhões-monstro são usados em shows de veículos, embora alguns sejam usados para demonstrações e "apresentações de caminhões-monstro" onde passam por cima de carros de tamanho normal e os esmagam. Criar um caminhão monstro de qualquer tamanho envolve muito trabalho e um investimento financeiro considerável. A maior parte dos caminhões-monstro possuem tração nas quatro rodas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chassi de caminhão doado por alguém
  • Rodas e pneus
  • Grupo motopropulsor
  • Oficina mecânica

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Selecione um chassi (preferencialmente um que seja 4x4) para o caminhão monstro. As melhores escolhas são os caminhões sem redução cujas peças de reposição sejam fáceis de encontrar. Mini caminhões e importados como os Toytotas e Nissans podem ser usados, mas lembre-se que adaptar um motor GM, Ford ou Dodge grande no compartimento pequeno de um pequeno caminhão importado será um desafio — talvez impossível. É melhor que o caminhão doador tenha um motor e uma transmissão, mesmo que não funcionem, já que algumas partes e suportes de montagem precisarão ser reutilizados.

  2. 2

    Comece selecionando peças de melhoria para transformar o caminhão em um veículo-monstro. Muitos fornecedores de peças podem ser encontrados tanto na internet quanto em revistas sobre trilhas e 4x4. (Veja a seção Recursos.) Consiga peças que irão funcionar juntas. Algumas fabricação podem ser necessárias, mas tente manter isso no mínimo.

  3. 3

    Comece com a suspensão traseira e dianteira. Os eixos de direção e o diferencial traseiro serão robustecidos, e uma relação de transmissão muito baixa será necessária. Lembre-se que caminhões-monstro são quase que exclusivamente 4x4, e tanto os diferenciais traseiros quanto os dianteiros terão que ser direcionados igualmente para evitar danos às peças mais caras. A suspensão subirá de 1 a 3,5 metros -- ou mais -- da altura de fábrica. Isto irá exigir eixos mais longos, uma vez que a distância da caixa de transferência para os diferenciais aumentará bastante.

  4. 4

    Quando a suspensão, a direção e os componentes relacionados tiverem sido melhorados, selecione os pneus que combinem com eles. É mais fácil encontrar pneus e rodas que caibam em uma aplicação específica do que criar uma aplicação que caiba nos pneus e nas rodas disponíveis. Não é recomendado construir um caminhão-monstro com um baixo orçamento, mas se preferir assim, é muito provável que você tenha problemas com relação a isso. Se o caminhão precisar ser construído sobre os pneus e as rodas que você tiver em mãos, o construtor deve começar pelas rodas e partir para o caminhão, ao invés de fazer o contrário. Isso pode ser muito difícil, além de limitar as suas opções

  5. 5

    Adapte o motor, a transmissão e a caixa de transferência para um uso mais pesado. Novamente, a internet e as revistas sobre caminhões serão recursos preciosos. Ao montar o motor, você certamente precisará de um supercarregador. Os componentes para um motor supercarregado são diferentes dos usados em um motor normal, e incluem pistões de compressão mais baixa, eixos de comando e bombas de óleo com capacidades especiais. O motor pode custar milhares de reais. Este motor melhorado é necessário para fornecer a potência exigida para mover o caminhão-monstro, que é se locomove com muito mais dificuldade do que um caminhão comum e move quatro pneus de tamanho e peso descomunais.

  6. 6

    Considere a segurança. Na cabine, devem ser instaladas as barras ou uma grade de segurança. Uma chave de corte de combustível é obrigatório; muitos caminhões possuem um dispositivo automático que corta o fornecimento de combustível em caso de capotamento. Instale cintos de segurança, como os de cinco pontas usados em corridas, e não se esqueça dos capacetes para o motorista e quaisquer passageiros.

Dicas & Advertências

  • Considere ter o motor montado em uma oficina especializada. Essas oficinas possuem experiência com motores modificados de alta potência, o que pode ser difícil de regular corretamente. Um motor supercarregado mal regulado pode explodir, às vezes causando fatalidades.
  • Teste o seu caminhão-monstro recém construído em um campo aberto, grande e plano ou outra área segura. Estacionamentos devem ser evitados; se você perder o controle do caminhão, isto pode causar danos a propriedades, ferimento ou morte.
  • Os caminhões-monstro operam muito fora da geometria de trânsito para a qual um caminhão comum foi projetado. Tenha cuidado ao fazer conversões ou arrancar e parar bruscamente, uma vez que capotamentos são muito comuns com este tipo de veículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível