Como construir uma cascata ornamental

Escrito por mark wynne | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir uma cascata ornamental
Pequenas quedas d'água fornecem sons e estéticas agradáveis ao seu quintal (small river dam image by Dumitrescu Ciprian from Fotolia.com)

Com sons e estética agradáveis, as quedas d'água se integram bem aos elementos estéticos dos quintais. Criar uma queda abrupta em um curso d'água resulta em uma cascata. Represar água é uma forma de conseguir uma cascata artificialmente. Uma barreira construída de um lado a outro de um curso d'água pode alterar a inclinação gradual e natural para uma queda abrupta parecida a um degrau, permitindo que a água se acumule na parte de cima da represa antes de despencar para o leito original do curso d'água.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Calculadora
  • Lápis
  • Papel
  • Madeira
  • Pregos
  • Martelo
  • Carriola
  • Cimento
  • Areia limpa
  • Água
  • Rochas de diferentes tamanhos
  • Desempenadeira

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha o local. Para cursos naturais, escolha um local com margens rochosas íngremes ou argila impermeável, preferencialmente em um estrangulamento do curso d'água. Para cursos d'água artificiais, crie um ambiente usando as mesmas instruções. (Cursos d'água menores, mais comumente encontrados em quintais, apresentam menores riscos de fracasso, minimizando a importância das características do local).

    Como construir uma cascata ornamental
    Afunilamentos no curso d'água oferecem condições para construção de represas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  2. 2

    Calcule a área transversal do curso d'água. Faça isso medindo a largura e a profundidade máxima do curso d'água em sua maior cheia (após uma chuva forte, por exemplo). Multiplique os dois valores para obter uma aproximação com margem de segurança da área da seção transversal.

    Como construir uma cascata ornamental
    Use uma fita métrica para medir a profundidade e a largura do curso d'água (tape measure image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  3. 3

    Determine a altura máxima da represa. A altura das margens limita esse valor, tanto da represa quanto do nível d'água acima para evitar que o nível fique acima dos limites naturais do curso e forme um novo dando a volta na represa.

    Como construir uma cascata ornamental
    O cálculo correto da altura da represa evita que um novo curso se forme (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  4. 4

    Determine as dimensões do vertedouro ou da seção no topo da barragem por onde a água fluirá. Um vertedouro mantém o rio dentro de suas margens quando passa pela barragem e assegura que o nível do rio nunca fique acima do da barragem. Utilize uma seção com a mesma área encontrada no Paço 2, embora você possa optar por mudar as dimensões. Vertedouros mais largos permitem quedas de maiores alturas, mas certifique-se de que o curso d'água não exceda a largura das margens rio abaixo.

    Como construir uma cascata ornamental
    A água passa acima e através do vertedouro da barragem (dam image by samantha grandy from Fotolia.com)
  5. 5

    Faça um desenho do leito do rio e da barragem, identificando cuidadosamente as suas dimensões. Inclua a altura e a largura do vertedouro e de suas paredes laterais. As paredes laterais, a seção mais alta da barragem, se estende acima do nível do vertedouro e mantém a correnteza dentro dos limites. Projete as suas paredes laterais retas no topo e estenda-as até ambas as margens. A espessura da parede deve depender do tamanho da correnteza e pode variar de 15 cm para riachos muito pequenos a 60 cm ou mais para rios maiores.

    Como construir uma cascata ornamental
    A corrente deve estar sempre limitada pelas paredes laterais do vertedouro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. 6

    Prepare o local para a construção. Se você escolher trabalhar com um curso d'água existente, espere até o período mais seco do ano, crie um canal alternativo para a água passar enquanto você trabalha (certificando-se de que será possível fechá-lo quando você terminar o projeto) e prepare um canal de argila ou rochas. Simplesmente desligue a bomba d'água se estiver trabalhando em um curso d'água artificial e remova toda alga ou sujeira para assegurar uma adesão forte e impermeável entre o concreto e a superfície que o receberá.

    Como construir uma cascata ornamental
    O concreto deve estar totalmente aderido ao leito do curso d'água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. 7

    Use madeira, martelo e pregos para montar uma forma da barragem, ajudando a canalizar e suportar o concreto e rochas durante a construção. Portanto, certifique-se de que reflitam as dimensões exatas do projeto. Construa as formas em partes, a menos que você esteja construindo uma estrutura muito pequena.

    Como construir uma cascata ornamental
    Use madeira para construir as formas da barragem (concrete forms image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  8. 8

    Misture a massa do concreto em uma carriola etoneira usando cimento Portland, areia limpa e água. Use seis partes de areia para uma parte de cimento e apenas água suficiente para tornar o concreto trabalhável (muita água pode enfraquecer o produto final). Comece misturando porções pequenas de concreto até ganhar confiança com as proporções.

    Como construir uma cascata ornamental
    Misturar o concreto em uma carriola permite transportá-lo pelo local da barragem (plasterer image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  9. 9

    Use uma proporção de 65% de pedras para 35% de massa de concreto na construção da barragem de forma a atender às recomendações do Rainwater Hasvesting Implementation Network para estruturas a prova d'água. Começando pela base, alterne camadas de cimento e rochas usando o cimento como cola para preencher os espaços entre as rochas. Selecione rochas de tamanhos variados que se encaixem bem e certifique-se de que duas pedras não se toquem.

    Como construir uma cascata ornamental
    Selecione rochas de tamanhos variados (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)
  10. 10

    Use uma fita métrica para determinar quando a parede atingiu o nível do vertedouro. Reposicione as formas para construir as paredes laterais, deixando uma abertura do tamanho calculado no Passo 4. Após construir as paredes laterais, coloque uma camada fina de concreto úmido ao longo do topo da barragem e use uma desempenadeira para alisar.

    Como construir uma cascata ornamental
    Use uma desempenadeira (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  11. 11

    Impermeabilize os lados da barragem com concreto, se desejar, e use uma desempenadeira para dar textura.

    Como construir uma cascata ornamental
    Use uma desempenadeira para dar textura (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  12. 12

    Coloque uma pilha de rochas ou uma fina camada de concreto no leito do curso d'água abaixo da barragem. Isso evita que a água da cascata provoque erosão do solo e cause danos à estrutura construída. Pule esse passo se sua barragem for construída de rochas.

    Como construir uma cascata ornamental
    Barragens de rochas dispensam a impermeabilização do leito (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  13. 13

    Borrife água na barragem diariamente por uma semana após a construção para evitar que o cimento seque muito rápido durante o processo de cura. Esse passo fortalece a estrutura e evita trincas, especialmente em climas quentes e secos.

    Como construir uma cascata ornamental
    Cura lenta evita trincas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Peneirar e limpar a areia e usar água limpa na mistura do concreto fortalece a estrutura.
  • Considere o use de rochas adicionais e concreto para criar textura em sua barragem, criando saliências com aparências naturais e locais para as plantas crescerem.
  • Se você tiver um orçamento limitado, considere construir sua barragem de terra compactada em vez de concreto -- mas não espere que ela dure muito.
  • Tenha cuidado quando construir uma barragem em cursos d'água naturais, especialmente naqueles cujo volume variam consideravelmente ao longo do ano ou durante chuvas. A água deve dar a volta na barragem se o vertedouro for muito pequeno, possivelmente causando erosão e rompimento da barragem. Para proteger seu investimento, você pode querer consultar um profissional para calcular o tamanho correto da abertura.
  • Não construa uma barragem fina com uma queda de mais de 90 cm sem reforço interno. O reforço pode ser feito com ferragem, mas deve apenas ser projetado por um profissional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível