Mais
×

Como construir uma parede de contenção com curvas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma boa opção ao fazer um canteiro no jardim ou canteiro de flores é levantar uma pequena parede acima do nível do solo. Para fazer isso, você deve construir uma parede de contenção ao redor do canteiro para conter o solo. Paredes de contenção podem ser construídas com madeiras, pedras ou tijolos. Se você precisa construir uma para um canteiro curvilíneo, poderá usar blocos de concreto pré-moldados com curvas para construí-la. Estes blocos são cortados em um ângulo nas laterais, o que permite que você coloque-os em linha reta ou curvilínea.

Instruções

Uma parede de contenção pode estabelecer uma fronteira nítida entre o canteiro e o gramado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque os blocos no solo ao longo da parte de fora da borda do canteiro, seguindo os contornos.

  2. Passe uma pá afiada no chão a 2 centímetros de distância dos blocos de ambos os lados para fazer uma linha de marcação. Remova os blocos.

  3. Escave uma vala entre as linhas de marcação que seja metade da altura dos blocos. Nivele o solo na vala e soque-o.

  4. Coloque o primeiro bloco na vala. Coloque um nivelador na parte superior lado a lado e de frente para trás, bata o bloco para baixo com um martelo de borracha para nivelá-lo, se necessário.

  5. Coloque o segundo bloco na vala ao lado do primeiro. Deixe o nivelador sobre ambos os blocos, e bata levemente o segundo bloco com o martelo para nivelar com o primeiro, se você precisar.

  6. Continue assentando os blocos na vala até ficar pronta a primeira fileira.

  7. Preencha os eventuais espaços entre os blocos, em suas laterais e nas laterais da vala, com terra e soque. Enterre parcialmente a primeira fileira ajudando a fortalecer a parede.

  8. Aplique uma camada grossa de adesivo de alvenaria em cima de dois dos blocos, passando o adesivo do centro de um bloco para o centro do outro fazendo um movimento de zigue-zague. Coloque um bloco no adesivo, de modo que ele se estenda sobre os dois blocos na primeira fileira. Faça um escalonamento nas fileiras, para deixar a parede mais forte.

  9. Continue assentando a segunda fileira de blocos até terminar.

  10. Faça uma terceira fileira de blocos, se desejar, fazendo a mesma técnica usada na segunda fileira.

Dicas

  • Pesquise antes sobre condições climáticas ou possíveis problemas que possam ocorrer com a escavação.

O que você precisa

  • Blocos de concreto pré-moldado com curvas
  • Pá afiada
  • Socador de terra
  • Nivelador
  • Martelo de borracha
  • Adesivo de alvenaria
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article