Mais
×

Como construir um sistema de drenagem para o jardim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um jardim sem drenagem adequada, acumulando água, é um problema. A área permanece encharcada, mesmo depois do resto do jardim ter secado, a grama morre e, em alguns casos, pode até danificar estruturas e a vegetação do jardim. Construir um sistema de drenagem no local é crucial, além de recomendado na maioria dos casos, para prevenir ou corrigir problemas.

Instruções

Um bom sistema de drenagem pode prevenir problemas no gramado (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)
  1. Procure por um local com boa drenagem, nos limites de seu jardim, para ser usado como um sumidouro que receberá a água dos canos de drenagem. Esse local deve preferencialmente ser mais baixo que o local onde a água se acumula. Use uma retroescavadeira ou contrate um profissional para usá-la e fazer um buraco de 1,8 m de profundidade e de largura.

  2. Cave uma vala entre o sumidouro e a área sem drenagem utilizando a retroescavadeira ou uma pá. Comece 30 cm abaixo da área onde a água se acumula e continue em direção ao sumidouro.

  3. A vala deve medir 15 cm de largura, ou mais, e 38 cm de profundidade, próximo da área com deficiência na drenagem. Essa vala deve ser inclinada para baixo, na direção do sumidouro, cerca de 1 cm de profundidade para cada metro de comprimento.

  4. Encha o sumidouro com uma camada de 1,5 m de pedras e rochas grandes. Tijolos quebrados, cimento e outros entulhos também podem ser usados. Em seguida, aplique uma camada de 15 cm de pequenas pedras e cascalho sobre a camada anterior.

  5. Com uma pá, remova qualquer extensão no topo da vala e da área pobre em drenagem. Se houver água no local, deixe-a fluir pela vala até o sumidouro antes de continuar o trabalho. Quando a água tiver sido completamente drenada, ponha os canos de drenagem no fundo da vala, conectando as seções e cobrindo-os completamente, exceto os 30 cm na região onde a drenagem deve ser efetuada.

  6. Cave a região problemática até atingir a profundidade do cano. Aplique uma camada de pedras grandes o suficiente para que elas não caiam ou entupam os canos de drenagem, com cerca de 30 cm de profundidade, e reponha o solo de cobertura.

  7. Cubra o sumidouro com solo de cobertura de forma que fique com o mesmo nível do solo adjacente, para disfarçá-lo.

O que você precisa

  • Retroescavadeira
  • Canos de drenagem
  • Pedras e rochas grandes
  • Pedras pequenas ou cascalho
  • Solo de cobertura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article