Mais
×

Como construir uma roldana de elevação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Além de proporcionar uma vantagem mecânica na elevação de objetos, roldanas de elevação, também conhecidas como polias de elevação, permitem que uma pessoa levante várias vezes o seu próprio peso. Roldanas obtêm a vantagem ao dispersar a carga, ligada ao guincho, uniformemente entre cada parte da corda que atravessa as polias. Quanto maior o número de partes de corda, maior a capacidade de levantamento. Construir uma roldana de elevação com um único bloco na base ligado a um bloco duplo no topo criará uma vantagem de quatro para um no levantamento de objetos.

Instruções

Polias de levantamento permitem erguer objetos pesados, com um montante mínimo de força (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Como construir uma roldana de elevação

  1. Coloque um bloco único e um duplo -- um bloco duplo com duas polias e um bloco único com uma polia -- em uma mesa ou bancada de trabalho. Organize-os com as argolas maiores do topo apontando para o lado oposto ao outro e as argolas menores da base apontando para o outro bloco.

  2. Desenrole um comprimento de corda pelo menos quatro vezes mais longo do que a distância para levantar a carga sobre o solo. Por exemplo, elevar um objeto a uma altura de 3 m exigirá uma corda de no mínimo 12 m.

  3. Passe um segmento final da corda através de qualquer uma das roldanas no bloco duplo. Traga a corda a partir dessa polia até aquela do bloco único. Passe a corda novamente a partir dessa roldana, até a outra do bloco duplo, que ainda não foi usada. Amarre a extremidade da corda na argola menor do bloco único -- aquela de frente para o bloco duplo -- com um nó triplo.

  4. Amarre a argola maior do bloco duplo com um pedaço de corda a uma estrutura superior sólida e firme, tal como uma viga, trave, caibro ou galho de árvore. Puxe o bloco individual para baixo, até ele chegar ao solo. Amarre a carga na argola grande da base desse bloco com um pequeno pedaço de corda. Puxe a extremidade livre da corda para erguer a carga.

Dicas

  • Aumentar o número de polias em qualquer bloco aumentará a força de elevação.
  • O nó triplo pode ser feito amarrando três meios nós ou nós tortos um após o outro.

Aviso

  • Selecione uma corda e uma estrutura de suporte capazes de suportar o peso total da carga.

O que você precisa

  • Bloco único
  • Bloco duplo
  • Corda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article