×
Loading ...

Como reforçar um muro de arrimo

Os muros de arrimo, ou de contenção, são projetados para segurar vertentes de solo. Caso ele não seja bem projetado, poderá cair por diversas razões, como uma drenagem ruim ou falhas no design. Se ele for mal feito, além de feio, pode significar um perigo. Fazer os reforços necessários evita a falha do muro, o custo de refazê-lo e qualquer dano que poderá acontecer caso o muro caia.

Instruções

Um muro de arrimo com o reforço correto é a chave para uma estrutura durável que não falhará (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o tipo de muro que será instalado. Existem diversos tipos disponíveis, incluindo os de madeira, concreto simples, blocos conectados, tijolo e pedras empilhadas. A vertente que será apoiada, a altura do muro e o tipo de solo da área são fatores que devem ser levados em consideração. Um caso severo, com uma inclinação grande ou solo com drenagem ruim, precisará de um tipo mais seguro, com a drenagem adequada. Uma vertente mais suave, com um uso mais estético, poderá usar um método mais simples, como blocos ou pedras empilhadas, sem muito problema.

    Loading...
  2. Prepare a drenagem e fundação, se necessário. Os muros de concreto requerem uma fundação, e todos devem ter uma trincheira de drenagem com um cano perfurado coberto com cascalho, para evitar que a água subterrânea derrube o muro. Uma trincheira é cavada e coloca-se a lona geotêxtil na base, para evitar que o sedimento se eleve e encha o cano. Depois, coloca-se cascalho em uma camada de 10 cm, de forma que fique abaixo da linha de congelamento nas regiões frias. O cano é colocado na base da parede e coberto com cascalho.

  3. Construa um muro de arrimo de concreto em uma fundação reforçada com bases de ferro. A base precisa ser construída sobre um leito de drenagem de cascalho. Coloque as barras dentro da base, depois empilhe os blocos de concreto acima, preenchendo os buracos com concreto quando acabar. Todos os muros de arrimo devem ser instalados de forma a inclinar 8 cm em direção a vertente, para cada metro de altura.

  4. Empilhe os blocos interconectados para um muro de arrimo com menos de 1,20 metros, de acordo com as instruções do fabricante. Esse tipo de muro possui blocos que se conectam, alguns com espaços de preenchimento que são enchidos com solo, para reforça-los. O reforço é projetado com blocos e braçadeiras, se recomendado, feitas para interconectar e se inclinar naturalmente em direção à vertente; as braçadeiras são preenchidas a cada nível, de forma que o solo fique compactado atrás do muro. Elas são peças de barras de metal ou treliças que se fecham entre os blocos e se estendem para trás, na colina, sendo enterradas no solo, ajudando a fixar o muro.

  5. Construa um muro de arrimo de madeira, com um projeto de engenharia. Esse tipo de muro é mais suscetível à falha, e deve ser construído com cuidado, usando estacas de ancoragem que se prendem às madeiras e se estendem para a vertente, a cerca de 1,80 metros. Elas são construídas usando uma madeira horizontal presa à colina, com uma peça cruzada presa às suas pontas, paralela ao muro. Encha cada nível para compactar o solo atrás do muro. Construa uma drenagem da mesma forma que nos outros muros, a madeira usa estaca de 30 cm presas em buracos já feitos. Elas precisam ser cortadas cuidadosamente, para garantir o encaixe adequado e evitar a falha prematura do muro.

Loading...

O que você precisa

  • Barra de ferro
  • Concreto
  • Bloco de concreto
  • Estaca de ancoragem
  • Cascalho
  • Lona geotêxtil
  • Tubo de drenagem perfurado de 10 cm
  • Pavimentos interconectados de concreto
  • Madeiras para paisagismo

Referências

Loading ...
Loading ...