Como construir ultraleves por um preço acessível

Escrito por carlos mano | Traduzido por augusto morgante
Como construir ultraleves por um preço acessível

Uma maneira de voar é construir a sua própria aeronave

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

A maneira mais fácil de conseguir voar é utilizar uma aeronave do tipo ultraleve. É possível montar a sua própria utilizando kits cujos preços partem de cerca de R$ 2 mil. Adquirir um ultraleve já pronto para voar também não custa caro, com preços iniciando em cerca de R$ 6 mil. Para voar com os modelos mais simples, é preciso apenas ser aprovado em uma prova de regulamentos e passar por um voo de cheque. No Brasil, os ultraleves são regidos pelo Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 103 (RBHA 103) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que impõe alguns deveres e obrigações. Entretanto, a menos que você cause danos a alguém, é basicamente livre para voar.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Encontre um grupo de ultraleves na região onde vive. Esse é o jeito mais simples de conhecer os modelos da aeronave, obter conselhos, voar de graça, encontrar um instrutor e conseguir pechinchas, tanto em ultraleves quanto em equipamentos. Não existe maneira melhor de aprender sobre essa arte do que se associar a pessoas que já a conheçam.

  2. 2

    Encontre o espaço necessário. Você pode começar a construir um ultraleve em sua garagem, mas precisará de um espaço maior antes de terminar o projeto. Também é preciso providenciar um local para guardar a aeronave quando não estiver em uso.

  3. 3

    Escolha um modelo de ultraleve -- cabine fechada, paraquedas motorizado, helicóptero, girocóptero ou cabine aberta. Além disso, decida como você obterá a sua primeira aeronave. Você pode comprá-la já pronta para voar, embora esse seja o caminho mais caro. Pode também adquirir um kit para montar, que inclui os projetos, as instruções e as peças -- a maioria já vem inclusive com os orifícios de parafusar nas posições corretas. Também é possível realizar a montagem a partir de projetos individuais. Esta é a opção mais em conta, mas apenas recomendada caso você já tenha experiência com trabalho de oficina de montagem.

Dicas & Advertências

  • O regulamento RBHA 103 dispõe que ultraleves com menos de 115 kg são considerados ultraleves "primários", podendo ser motorizados ou não motorizados (asa delta e parapente). A habilitação para esses modelos não exige o certificado de capacidade física (CCF), mas apenas a aprovação em prova de regulamentos e um cheque de voo. São regulamentadas também outras categorias, como o ultraleve "básico" (com menos de 230 kg ou 260 kg, se for anfíbio), e o ultraleve "avançado" (de até 300 kg), cada qual com suas especificidades. Para maiores informações, consulte o RBHA 103 (disponível na seção de "Referências" abaixo).

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media