Mais
×

Como fazer por conta própria um tapete de jogos para seu bebê

Atualizado em 20 julho, 2017

De acordo com o Dr. Henry Shapiro, diretor de pediatria comportamental e de desenvolvimento do hospital "All Children", em St. Petersburg, Flórida, colocar bebês de bruços para brincar promove a estabilidade do tronco, coordenação dos membros e controle da cabeça. É importante colocar bebês de bruços no chão, durante o dia, utilizando um tapete de jogos para protegê-los de germes do chão e das superfícies duras. Você pode fazer seu próprio tapete de jogos para o bebê, o que vai lhe permitir personalizá-lo e economizar dinheiro.

Instruções

Faça você mesmo um tapete de jogos para seu bebê (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte dois quadrados de tecido de 1,15 m x 1,15 m, sendo um para a frente do tapete de jogos e outro para a parte de trás. Corte um quadrado de entretela medindo 1,06 m x 1,06 m. Corte quatro tiras do tecido para o debrum com 1,10 m x 0,20. Dobre o tecido longitudinalmente para fazer o corte com mais facilidade. Corte uma tira do tecido do debrum com 1,06 m x 0,80 m para o laço.

  2. Coloque a parte de trás sobre sua superfície de trabalho com o lado avesso para cima. Coloque a entretela em cima do tecido. Coloque o tecido da frente em cima da entretela com o lado direito voltado para cima. Certifique-se de que os tecidos estejam esticados e alfinete-os no lugar assegurando-se de ter prendido todas as camadas. Não se preocupe se as beiradas não estiverem completamente alinhadas, pois elas serão aparadas antes do debrum ser colocado.

  3. Costure todas as três camadas juntas nos quatro lados com uma costura de 1,20 cm. Apare as beiradas.

  4. Meça 33 cm do topo do tapete de jogos e faça uma marca com o lápis de tecido. Faça isso em cada lado da esteira e em vários lugares. Ligue os pontos. Essa linha irá guiá-lo ao costurar o debrum. Crie uma segunda linha-guia com 74 cm do topo e marque em todos os lados e em vários lugares com o lápis de tecido. Ligue os pontos, que o irão guiar ao fazer a costura superior.

  5. Passe a máquina de costura com os fios coloridos contrastantes. Pesponte pelo tapete nas marcações de 33 cm e 74 cm. O pesponto impedirá que os tecidos se desloquem e irá também criar linhas de dobra no tapete.

  6. Costure as tiras para o debrum criando uma longa faixa com o lado direito do tecido, face a face, nos lados de 20 cm e faça uma costura de 1,2 cm. Passe a ferro todas as costuras abertas. Dobre ao meio longitudinalmente pelo lado avesso e passe a ferro. Abra a tira, dobre cada lado em direção ao meio e passe. Dobre novamente ao longo dos primeiros vincos, lados direitos juntos, e passe.

  7. Aplique o debrum sobre a borda costurada de um lado do tapete. Certifique-se de que a dobra do meio esteja mesmo na beirada e que o debrum esteja igual em ambos os lados. Costure-o no tapete. Pare no primeiro canto, faça uma dobra em um ângulo de 45 graus e vire. Aplique o debrum e costure o lado seguinte. Pare no segundo canto e dobre novamente. Continue até que o debrum esteja costurado ao tapete em todos os lados.

  8. Dobre a tira de 106 cm x 8 cm do tecido do debrum na metade e longitudinalmente pelo lado direito. Alfinete. Costure o lado mais curto com uma costura de 1,2 cm, vire o canto e costure o lado mais longo. Deixe um pequeno espaço aberto para virar o tecido. Vire o lado direito para fora, empurre todos os cantos para fora e passe a ferro. Pesponte ambas as extremidades fechando a borda aberta.

Dicas

  • Dobre o tapete de jogos ao longo das linhas de dobra, enrole e amarre firme para viagens ou dar de presente.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • 1,40 m de tecido com 1,10 m a 1,15 de largura para a frente
  • 1,10 de tecido com 1,40 m a 1,45 m de largura para a parte de trás
  • 1,40 m de tecido com 1,15 m de largura para o debrum e laços
  • 1,40 m de entretela leve
  • Linha
  • Linha colorida contrastante
  • Tesoura (máquina de cortar rotativa)
  • Alfinetes
  • Régua
  • Lápis de tecido
  • Agulha de costurar à mão
  • Ferro
  • Tábua de passar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article