Como contestar débitos na fatura do cartão de crédito

Escrito por stephanie mojica | Traduzido por elia regina previato
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Como contestar débitos na fatura do cartão de crédito
Contestar a dívida do cartão de crédito, quer você a tenha ou não contraído, pode ser um processo longo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Contestar a dívida do cartão de crédito, quer você a tenha ou não contraído, pode ser um processo longo. Entretanto, é possível ter sucesso na remoção do débito sem ir à falência ou pagar contas desnecessárias. Tenha em mente que alegar o não reconhecimento de uma dívida que você efetivamente contraiu pode ser ilegal. Existem dois tipos principais de dívida de cartão de crédito que podem ser contestadas. O primeiro refere-se aos encargos sobre uso fraudento ou resultado de bens e serviços defeituosos. O segundo refere-se a cadastros negativos em um relatório de crédito e está associado a faturas atrasadas ou anuladas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

    Contestando compras feitas no cartão de crédito

  1. 1

    Ligue para a administradora do cartão de crédito assim que perceber que há uma cobrança que não reconheça e diga-lhes que quer contestá-la. Eles costumam exigir que você envie uma carta ou fax informando esses fatos, mas ligar imediatamente protege os seus direitos legais. Se o débito é o resultado de bens ou serviços com defeito, tente primeiramente resolver com o comerciante. Se você não conseguir resolver dessa forma, ligue para a administradora, e encaminhe uma contestação por escrito logo em seguida.

  2. 2

    Envie por correio ou fax quaisquer declarações ou evidências solicitadas pela administradora do cartão de crédito em tempo hábil. Enquanto isso, as cobranças deverão ser temporariamente removidas do seu extrato.

  3. 3

    Entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor no seu estado se a administradora de cartão não lhe der uma resposta favorável. Isso pode incentivar o seu credor a reconsiderar o caso, especialmente se o valor contestado for pequeno.

    Contestando uma cobrança na fatura do cartão de crédito

  1. 1

    Escreva uma carta ao departamento de crédito relatando o erro, declarando que a dívida em questão não é sua e que deseja que seja removida de sua fatura. Envie-a pelo correio como correspondência registada.

  2. 2

    Escreva uma carta para a agência de cobrança ou administradora do cartão de crédito afirmando que a dívida não é sua e solicite a anulação da cobrança. Faça o envio como correspondência registrada. A administradora de cartão de crédito pode lhe enviar uma declaração para que você assine e confirme o não reconhecimento da cobrança. A empresa de cobrança geralmente lhe enviará cópias impressas das declarações da empresa de cartão de crédito.

  3. 3

    Escreva uma carta insistindo na investigação da cobrança se não obtiver uma resposta. Mencione que os órgão de defesa do consumidor exigem que a administradora de cartão de crédito ou agência de cobrança investiguem as contestações de dívidas.

  4. 4

    Entre em contato com um advogado ou considere uma ação judicial contra a administrado de cartão de crédito ou a agência de cobrança se não obtiver retorno à sua contestação.

Dicas & Advertências

  • Em suas cartas, inclua seu nome, endereço e as informações contidas em sua fatura de cartão de crédito. Isso permitirá que a agência de cobrança ou credor investiguem melhor sua contestação.
  • Não envie o número de seus documentos ou data de nascimento para uma agência de cobrança ou uma administradora de cartão de crédito quando contestar uma dívida de cartão de crédito que esteja relacionada em sua fatura.

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