Como controlar as mudanças de humor

Escrito por nicole langton | Traduzido por marcella narvaes
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Como controlar as mudanças de humor
Aprenda a controlar seus humores para não perder aqueles que mais ama (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Mudanças de humor e emoções extremas não são apenas difíceis para você como também podem preocupar e chatear seus amigos e entes queridos. Se não controlados, os problemas de mudanças de humor podem deixar relacionamentos arruinados, causar perda de emprego e até um alto risco de suicídio. Felizmente, há maneiras simples e naturais de aliviar a ansiedade extrema, irritabilidade, tristeza e até humores maníacos. Aprenda como controlar seu humor através de hábitos alimentares e de sono saudáveis, ervas para regular o humor e técnicas psicológicas para lidar com o problema.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Ervas que regulam o humor
  • Técnicas psicológicas para controlar o humor

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Instruções

  1. 1

    Durma o suficiente diariamente. A pesquisa de 2006 para um sono melhor conduzida pela "Associação de Saúde Mental" dos Estados Unidos e o "Conselho para um Sono Melhor" associaram o fato de ter um bom humor com o fato de dormir de seis a oito horas por noite e manter horários de sono regulares. Além disso, níveis baixos de melatonina podem levar à depressão. Mantenha seu quarto o mais escuro possível para estimular a produção de melatonina. Para insônia, tente métodos de relaxamento, como ouvir gravações de sons agradáveis ou tomar sedativos naturais, como a raiz de valeriana.

  2. 2

    Alimente-se de uma dieta que estimule a saúde mental. Nutrientes que promovem humores regulares incluem vitaminas B complexas, vitamina E, além de cálcio, magnésio e zinco. Ácidos gordos encontrados em nozes, óleo de oliva e peixe podem ajudar com a depressão. Mudanças rápidas no açúcar no sangue também podem causar mudanças de humor extremas. Mantenha o seu nível de sangue estável ao optar por complexos de carboidrato, como vegetais e grãos, em vez de carboidratos simples, como pão branco e doces. Evite cafeína e álcool, além de colorantes e sabores artificiais, que podem causar mudanças de humor em algumas pessoas.

  3. 3

    Experimente remédios naturais de controle de humor. Acalme a ansiedade com camomila, bálsamo de limão ou chá de raiz de valeriana. Anime-se e alivie a irritabilidade com hipericão. Outra erva para tratar agitação e raiva é lycopodium, um remédio homeopático tradicional. Para humores maníacos, um dos homeopatas usados é a tarantula hispanica. Se suas mudanças de humor estão relacionadas com as mudanças hormonais femininas, experimente agno-casto, framboesa vermelha, acteia ou sarsaparilla.

  4. 4

    Exercite-se por 30 minutos três vezes por semana. Exercícios árduos liberam endorfinas que melhoram o humor e ajudam a prevenir a insônia que pode atrapalhar seus hábitos de sono. A longo prazo, também ajudam a reduzir a gordura abdominal. A gordura abdominal excessiva pode causar a síndrome metabólica. Um estudo feito pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, publicado em dezembro de 2002 na Metabolism (uma revista de artigos), associou essa condição com ansiedade e mudanças de humor. As atividades físicas para melhorar o humor incluem praticar esportes, caminhar, pedalar, dançar, nadar e fazer exercícios aeróbicos.

  5. 5

    Identifique as técnicas para lidar com o problema que mais ajudam a estabilizar seus humores. Mantenha um diário para identificar as causas. Quando souber o que causa as suas mudanças de humor extremas, você pode escolher métodos para interromper o problema antes que ele ocorra. Para raiva e irritabilidade, tente respirar fundo e conversar consigo mesmo calmamente. Para a ansiedade, tente meditação ou o processo de estimular a imaginação guiada. Se você tem humores depressivos, considere a terapia comportamental-cognitiva para quebrar o padrão de ter pensamentos negativos.

Dicas & Advertências

  • Se estiver doente, passando por mudanças hormonais ou tomando uma medicação que pode afetar seus humores, tente notar quando seu humor muda para pior. Então lembre-se de que é a sua condição de saúde, e não a situação do momento, que pode estar causando a mudança de humor.
  • Se seus humores colocam você ou outros em uma situação de risco físico, consulte um psiquiatra ou ligue para um o mais rápido possível. Condições biológicas, como o desequilíbrio entre os neurotransmissores, podem causar essas mudanças de humor extremas. Em alguns dos casos, as curas naturais não são eficazes e um tratamento com medicação é o mais apropriado.
  • Quando a questão for função cerebral, o que afeta uma pessoa positivamente pode afetar outra negativamente. Se você perceber que uma erva em particular, um suplemento na dieta ou outro método de autotratamento está piorando seu humor, interrompa seu uso.

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