Controle da ventoinha em um laptop que utiliza o Ubuntu

Escrito por michael butler | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Controle da ventoinha em um laptop que utiliza o Ubuntu
Laptop (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Se o seu laptop tende a superaquecer, muitas vezes irá sofrer de problemas como congelamento e renderização de gráficos lenta, entre outros sinais de que o hardware não está funcionando corretamente. Quando o computador esquentar demais, a ventoinha é acionada e continua funcionando até que o computador esfrie suficientemente. Os usuários do Ubuntu podem baixar ferramentas para alguns computadores para corrigir e gerenciar as ventoinhas de laptop que não são acionadas no tempo correto.

Outras pessoas estão lendo

Controles da Ventoinha na BIOS

Alguns laptops são configurados pelo fabricante para controlar as suas ventoinhas através do sistema de entrada / saída que diz ao seu computador como carregar os dispositivos do sistema quando ele inicia. Se o seu laptop controla a ventoinha através da BIOS, você não será capaz de controla-lá através do Ubuntu. A única maneira de saber é verificar a BIOS em si. Na maioria dos laptops, você pode verificar a BIOS pressionando uma tecla específica no boot quando ao visualizar a tela do fabricante inicial. As teclas mudam dependendo do fabricante, as teclas mais comuns incluem F1, F2, ESC e DEL. Depois de entrar na sua BIOS, se você visualizar uma seção chamada "Fan Control" (Controle de Ventoinha) ou "Fan" (Ventoinha), você definirá suas configurações de ventoinha lá.

Ferramentas do Ubuntu

Para laptops nos quais é possível controlar a ventoinha através do sistema operacional, pode-se conseguir os pacotes apropriados com o Ubuntu, mas eles não estão incluídos na versão do padrão do sistema. Os pacotes necessários são o "lm-sensor" e "fancontrol". Instale ambos no terminal com "sudo apt-get install". Reinicie após a instalação para iniciar os sensores.

Executando os controles

É possível configurar manualmente os controles da ventoinha, incluindo a definição da temperatura mínima à qual a ventoinha é ligada e a temperatura à qual a ventoinha irá responder ao rodar na velocidade máxima. No entanto, a maneira mais fácil de configurar os controles da ventoinha é executar "pwmconfig" na linha de comando. Isso abre um script para você editar as configurações à sua escolha. Leia o que faz cada opção no script e defina a opção diretamente. Por exemplo, ao visualizar "maxtemp value =", adicione um valor numérico ao fim da linha para a temperatura a qual você deseja que a ventoinha mude para a velocidade máxima. O script indicará nos comentários o que cada valor faz.

Outras considerações

Na maioria dos laptops você nunca precisará configurar manualmente o funcionamento da ventoinha. O fabricante define os controles ideais para o computador. No entanto, se o seu computador estiver sujo, a ventoinha pode ficar entupida e não funcionar tão bem. Abra o seu laptop cuidadosamente e limpe-o com ar comprimido. Se você não deseja correr o risco de não ser capaz de montar o laptop novamente, coloque uma mangueira de vácuo de baixa potência contra aberturas do ventilador e ligue-a para limpar qualquer poeira e detritos acumulados.

Por fim, os laptops mais antigos podem não ser projetados para rodar os gráficos mais recentes de computador. Mude para a opção Ubuntu para desktops 2D se você deseja executar gráficos especialmente concebidos para seu sistema antigo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível