Conversão de banheira para box de chuveiro

Escrito por melissa worcester | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conversão de banheira para box de chuveiro
Banheiras podem ser inconvenientes para pessoas com mobilidade reduzida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A principal razão para converter um chuveiro com banheira em box é torná-lo mais acessível para pessoas com mobilidade limitada no banho. Se você ou alguém na sua casa está tendo dificuldades de entrar na banheira, há diversas opções para tornar seu banheiro mais seguro e conveniente.

Outras pessoas estão lendo

Substitua sua banheira por um chuveiro

O maior problema é a localização do ralo. Você tem duas opções: Mover o ralo ou encontrar um chuveiro que tenha o ralo no mesmo local que a banheira. Geralmente as banheiras têm o ralo na extremidade, próximo à torneira, e chuveiros têm o ralo no meio. No entanto algumas casa têm encanamentos que oferecem suporte para bases de chuveiros diferentes e ralos em várias localizações. Após instalar a base você vai precisar colocar revestimento para chuveiro ou azulejos nas paredes. Dependendo do tamanho da base que escolher você terá espaço suficiente para um banco de azulejos ou um armário ao lado do box. Pode ser que precise ou não mover o chuveiro, mas provavelmente precisará mover as torneiras e retirar a torneira da banheira. O ralo será convertido para um que esteja sempre aberto, no lugar do ralo da banheira que pode ser fechado para enchê-la, mas isso é fácil de mudar.

Começar do zero com um box azulejado

Ao invés de usar um box pré fabricado, você pode montar seu próprio box com azulejos. Para isso, você constrói uma base mais baixa para o box, evitando que ele vaze, e aplique os azulejos. Pode ser possível fazer isso sem mover o ralo, ou pode decidir mudar o ralo para o centro. Seu box terá um degrau para que a água do banho não escorra para o banheiro todo, Mas será bem mais fácil entrar no box do que na banheira. Está opção te dá mais liberdade para escolher a aparência do seu novo box, mas provavelmente é a forma mais cara e demorada.

Diminuir a beirada da banheira

Há profissionais que vão até sua casa e cortam a lateral da banheira e a adequam com material a prova d'água para combinar com sua decoração. Isso vai te permitir entrar na banheira e tomar banho. A configuração final terá uma pequena beirada para reter a água, porém baixa o bastante para ser atravessada com mais facilidade do que a beirada da banheira.

Instalar corrimãos

Corrimãos podem ser instalados para facilitar a entrada no box. É a forma mais barata e a que menos perturba a casa, especialmente se as paredes em volta da banheira já forem preparadas para que ela seja usada como chuveiro.

Um verdadeiro box

Se a situação requer um box que seja acessível para cadeiras de rodas ou andadores, onde não haja qualquer degrau na beirada do box, sua melhor opção é refazer todo o piso do banheiro, instalando um ralo no piso da área do chuveiro. Esta opção é similar à opção do box azulejado, exceto o fato de ser necessária uma área bem maior para o chuveiro e o piso deve ter um desnível na direção do box. Esta opção é obviamente a mais extrema, mas vale a pena se facilitar o banho de alguém com mobilidade limitada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível