Conversão métrica para tamanhos de pneus de bicicleta

Escrito por erica leigh | Traduzido por debora cristina
Conversão métrica para tamanhos de pneus de bicicleta

Pneus de 700c possuem cerca de 700 mm de diâmetro, mas variam de acordo com o estilo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora a maioria dos pneus de bicicleta sejam medidos e rotulados em polegadas, pneus de estrada como o 700c e 650c são medidos e rotulados em mm. Você pode converter medidas de pneus em polegadas ou em designações métricas para um formato métrico desenvolvido pelos grupos de padronização ISO e ETRTO. Este padrão simplifica a busca por tamanhos de pneus e rodas correspondentes, já que as medidas reais de um pneu muitas vezes não correspondem ao tamanho pelo qual ele é nomeado.

Outras pessoas estão lendo

Formato

O número ISO/ETRTO aparece como dois dígitos separados por um hífen, de um conjunto de três dígitos. Por exemplo, um pneu que mede 26 x 1,75 polegadas tem um número ISO / ETRTO de 47-559, enquanto que um pneu medindo 700 x 23 mm é igual a 23-622. O primeiro número indica a largura interior do pneu, que pode ser comprimido ou expandido ligeiramente para caber uma variedade de larguras de rodas. O segundo número fornece o diâmetro de um assento do talão a outro, na roda sobre a qual o pneu se encaixa. O talão é a parte rígida da circunferência interna do pneu, que se assenta na borda pequena, chamada de assento do talão, do lado de dentro do aro, quando devidamente instalado.

Utilidade

Pneus concorrentes e sistemas de medidas de rodas podem tornar a procura por pneus para bicicletas antigas extremamente difícil. O falecido mecânico de bicicletas Sheldon Brown observou que havia quatro tipos diferentes de rodas de 26 polegadas, desenvolvidas em diferentes países e por diferentes fabricantes, que utilizavam as medidas fracionais de largura, como 1 1/4. O sistema de medida de apenas uma casa decimal, como 1,25, é comumente usado, mas bicicletas leves pré-1940 dos EUA são a exceção. No entanto, com números ISO/ETRTO, você pode distinguir todos os tipos de rodas de 26 polegadas. Outros tamanhos de rodas, incluindo 20 polegadas e 24 polegadas, têm inconsistências semelhantes.

Medidas

Embora muitos pneus e rodas sejam impressos com o número ISO/ETRTO em sistema métrico, você pode precisar medi-lo por conta própria. A maneira mais fácil de determinar o número ISO/ETRTO é medir a circunferência da roda em mm ao longo do assento do talão. Em seguida, divida esta circunferência por 3,14 e arredonde para o milímetro mais próximo. Se você tem um aro sem raios ou cubo instalado, você pode medir em linha reta pela borda para obter o diâmetro do assento do talão diretamente.

Visão de especialista

Uma roda rotulada como 700 x 25 mm não é de 25 mm de largura, em vez disso, é do tamanho ideal para aceitar um pneu medindo 700 x 25 mm, o que significa que é mais estreita. No entanto, você tem algum espaço para a variação no pneu e largura do aro, embora eles sempre devam ter o mesmo diâmetro do assento do talão. O pneu deve ser sempre maior do que o aro quando instalado nele, mesmo se a largura ISO/ETRTO for menor no pneu. A maioria dos aros podem ter uma variedade de larguras de pneus, por exemplo, Sheldon Brown nota que um aro com uma largura interior de 17 mm pode aceitar pneus de 25-37 mm de largura. Usar pneus e aros incompatíveis pode danificar seus aros ou causar pneus furados com frequência.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media