Mais
×

Como conversar com sua mãe sobre sair com seu namorado

Atualizado em 17 abril, 2017

No Brasil, muitas famílias permitem que seus filhos comecem a namorar no ensino médio ou quando atingirem 15, 17 ou 18 anos. Cada família é diferente e pode ser mais difícil você falar com seus pais sobre certos assuntos como namorar se eles forem firmes com regras. Muitas vezes as mães ficam preocupadas em deixar suas filhas namorarem com caras que elas não acham que tenham a idade apropriada ou considerem ruins por alguma razão. Caso esse seja o caso, os sentimentos da sua mãe podem fazer com que você minta sobre a situação e veja seu namorado escondida. Mas existem alguns passos que podem ser seguidos para ser aberta e honesta com sua mãe sobre seu namorado e tentar fazer que ela veja as coisas sob a sua perspectiva.

Instruções

A melhor maneira de falar com sua mãe sobre um namorado é sendo calma e paciente (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Pergunte para sua mãe se é uma boa hora para conversar. Dependendo de quão ocupada ela está, é bom avisar que precisa de um tempo privado com ela para conversar sobre algumas coisas que estão na sua mente. Ela pode ficar preocupada ou alarmada sobre o que você quer conversar, mas diga que não aconteceu nada ruim e você só quer conversar sobre algumas coisas.

  2. Sente-se perto da sua mãe quando ela puder conversar. Ficar perto a deixará menos na defensiva do que sentar do outro lado do cômodo e colocar uma distância física entre vocês. A linguagem corporal pode ser muito importante nessas situações e as pistas não verbais erradas podem incitar tons agressivos e respostas desdenhosas.

    Por estar falando com ela, certifique-se de encostar nela algumas vezes e colocar a mão no ombro dela ou encostar nos braços. Esse tipo de pistas não verbais dizem que você se sente próxima a ela e se importa com o que ela tem a dizer.

  3. Use um tom de voz quente e constante. Nessas situações, é fácil perder a paciência e temperamento. Ficar brava e frustrada fará com que ela pare de te ouvir e também ficará brava. Ao invés disso, fale calmamente mesmo quando ela der respostas que você não gosta. Por exemplo, caso esteja namorando um menino que sua mãe não gosta e acha que ela não o conhece o suficiente, explique calmamente as qualidades boas dele e o motivo de gostar dele. Ela pode ficar frustrada e não querer ouvir explicações ou pode até dizer coisas como "Você é nova demais para saber essas coisas. Eu sou mais velha e sei que ele não é bom" ou "Não quero você saindo com alguém que tem tatuagem". Esses tipos de frases podem te deixar brava, mas fique calma. Você estará mais no comando da conversa e conseguirá dirigir isso de uma boa maneira se controlar seu temperamento.

  4. Repita o processo quantas vezes for necessário. Caso sua mãe continue dizendo que seu namorado não é bom para você ou que você é nova demais para namorar, provavelmente ela não mudará de opinião após uma discussão. Você pode conversar várias vezes para ela entender em que ponto você quer chegar e por que é responsável o suficiente para fazer suas próprias decisões sobre seus namorados.

Dicas

  • Quando falar com sua mãe, certifique-se de fazer isso em um lugar privado como em casa ou um parque vazio. Não encontre-a em um café ou outro lugar público, pois as emoções das duas podem aumentar, resultando em lágrimas e aumento de tom de voz.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article