×
Loading ...

Como converter um dispositivo operado à bateria para fonte de alimentação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você está cansado de trocar baterias no seu rádio portátil ou em qualquer outro aparelho que utilize pilhas, usar uma fonte de alimentação CA é uma boa alternativa. Tudo que você precisa fazer é determinar a voltagem (V) e a corrente (mAh) do dispositivo. Depois disso, conecte o adaptador apropriado ao local onde as baterias fazem contato dentro do aparelho.

Instruções

Uma fonte de alimentação CA converte 110 volts para uma uma corrente contínua (CC) baixa (Power Pack image by Cinneman from Fotolia.com)
  1. Remova e conte as pilhas no aparelhos que você está adaptando. Pilhas padrão como as AAA, AA, C ou D são todas de 1,5 volts. Multiplique 1,5 pelo número de pilhas. Dessa forma, com quatro pilhas teríamos 6 volts; com seis pilhas teríamos 9 volts e assim por diante.

    Loading...
  2. Encontre a corrente ou amperagem (mAh) ou na folha de especificações técnicas no manual ou aparelho, ou num adesivo no próprio aparelho. Esse valor é a corrente (mAh) para a qual a fonte deve estar especificada. Pode-se usar uma fonte com maior valor de corrente do que o seu aparelho porque este irá usar apenas o quanto precisa de corrente.

  3. Compre uma fonte CA que seja compatível com a voltagem e corrente que você encontrou nos passos anteriores.

  4. Corte o conector de baixa voltagem no final dos fios da fonte. Envolva os fios com cerca de 1 cm de isolação a partir das pontas e separe-os por 10 a 13 cm.

  5. Olhe para dentro do compartimento das pilhas e perceba que há dois conectores nos quais as pilhas encostam em cada lado do compartimento. Um lado tem as duas conexões que são unidas por um pedaço de metal, enquanto o outro tem dois conectores separados. Os fios da fonte irão se conectar ao lado com as conexões separadas.

  6. Identifique o fio neutro da fonte perto de uma tira branca ou de uma tira levantada num dos fios. Ligue o fio neutro com fita elétrica ou solda ao terminal negativo dentro do compartimento de pilha. Lembre-se de somente ligar o fio à lateral do compartimento de bateria na qual as conexões são separadas.

  7. Conecte o fio positivo da fonte ao conector no compartimento de pilha onde a ponta positiva da pilha geralmente se encaixa. Novamente, somente conecte à lateral do compartimento de bateria na qual as conexões são separadas.

Loading...

Dicas

  • O passo dois diz que você deve checar a folha de especificações ou o adesivo do seu aparelho para encontrar a amperagem. Uma alternativa é olhar o valor da amperagem (mAh) das baterias removidas do seu aparelho e fazer com que a amperagem da fonte de alimentação seja igual.

Aviso

  • Cheque se sua fonte está superaquecendo se você não tem certeza da amperagem do seu aparelho. Se a fonte se aquece muito ela pode queimar, então seria uma boa ideia adquirir uma fonte com maior amperagem.

O que você precisa

  • Fita elétrica
  • Cilindros de madeira pequenos (opcional)
  • Parafusos de madeira pequenos (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...