Mais
×

Como converter planilhas do Excel para CSV utilizando macros

Atualizado em 20 julho, 2017

No Microsoft Excel, você pode facilmente converter um documento para CSV escolhendo um tipo de arquivo adequado na caixa de diálogo "Salvar como". Através desse método, somente a planilha ativa será convertida. Isso é devido ao fato de os arquivos CSV só poderem conter uma planilha. Para converter múltiplas planilhas para CSV, você precisará exportar elas uma a uma e isso envolve ativar cada uma, movê-la para um documento vazio e então salvá-la como CSV. Para tornar essa tarefa mais fácil e conveniente, utilize macros.

Instruções

Converter uma planilha para CSV retirará suas fórmulas e estilos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Inicie o Microsoft Excel e abra seu documento.

  2. Pressione "Alt+F8" para abrir a janela de Macros. Digite "ExportSheetsToCSV" na opção de nome para o Macro e então clique em "Criar".

  3. Digite o seguinte código no editor VBA. Esse macro criará os arquivos CSV na mesma pasta que seu documento, utilizando o nome das planilhas para os arquivos.

    Sub ExportSheetsToCSV()

    Dim wSheet As Worksheet Dim csvFile As String

    For Each wSheet In Worksheets On Error Resume Next wSheet.Copy csvFile = CurDir & "\" & wSheet.Name & ".csv" ActiveWorkbook.SaveAs Filename:=csvFile, _ FileFormat:=xlCSV, CreateBackup:=False ActiveWorkbook.Saved = True ActiveWorkbook.Close Next wSheet

    End Sub

  4. Feche o editor VBA e volte para seu documento.

  5. Pressione "Alt+F8" novamente para abrir a janela de Macros. Selecione "ExportSheetsToCSV" da lista e então clique em "Executar". Aguarde até o Excel terminar de fazer a conversão das planilhas.

Dicas

  • Se você deseja salvar os arquivos CSV em uma pasta diferente, substitua "CurDir" na linha 9 pelo caminho da pasta de sua preferência. Você pode também mover seu documento para a pasta de sua preferência antes de executar o macro.

Aviso

  • Por padrão, os macros são desabilitados no Microsoft Excel. Para ativá-los, clique no botão do "Microsoft Office", vá até "Opções do Excel" e então certifique-se de que a opção "Exibir aba do desenvolvedor nas opções" esteja marcada. Em alguns casos, você precisará reiniciar o Excel para que as alterações tenham efeito.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article