×
Loading ...

Como converter um teclado USB para sem fio

Atualizado em 20 julho, 2017

Um teclado sem fio permite que o usuário opere um computador a distâncias maiores do que com um teclado com fio. Eles podem ser bastante úteis em centros de entretenimento multimídia, onde um computador está conectado a um aparelho de televisão, proporcionando a liberdade de usar o teclado a partir de qualquer local. Converter um teclado USB para um sem fio é possível com o equipamento correto, tempo e conhecimento do que é necessário para fazer o trabalho de conexão sem fio.

Instruções

Converter um teclado confio para um sem fio é desafiador, mas possível (keyboard #5 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
  1. Desligue seu computador e desconecte-o da tomada.

    Loading...
  2. Remova o teclado USB da entrada do computador.

  3. Ligue um microcontrolador na porta USB do teclado. Microcontroladores Atmel Atmega são apropriados para esta finalidade, mas qualquer tipo pode ser utilizado, desde que possa ser alimentado por uma bateria interna e seja compatível com USB. O microcontrolador precisa ser carregado com o protocolo USB; ele pode ser adquirido com o protocolo USB já carregado ou pode ser carregado manualmente, se desejado.

  4. Ligue o transmissor de rádio ao microcontrolador que está ligado ao teclado. O microcontrolador e o transmissor possuem interfaces designadas para esta conexão. O transmissor deve ser configurado para transmitir a 433,92 MHz. A Radiotronix oferece diversos transmissores adequados para este tipo de utilização. O transmissor deve ser alimentado por uma bateria interna.

  5. Conecte o segundo micro-controlador a uma porta USB disponível no computador. Ele pode ser alimentado por uma bateria interna ou externa, pois a unidade permanecerá estacionária durante a utilização.

  6. Ligue o segundo transmissor ao microcontrolador que está conectado ao computador. Ele deve transmitir em 433,92 MHz. Este microcontrolador pode ser alimentado por uma bateria interna ou externa, pois a unidade permanecerá estacionária durante a utilização.

  7. Ligue ambos os microcontroladores e transmissores.

  8. Conecte o computador à tomada e reinicie-o.

  9. Use o teclado sem fio como se fosse um com fio. Quando o computador reiniciar, o teclado sem fio deve funcionar automaticamente. Se o sistema operacional solicitar que você carregue drivers para um novo dispositivo, use os drivers do CD que veio com o teclado. Eles serão os mesmos, pois o protocolo USB ainda está sendo usado para controlar o teclado. A única mudança é que os dados serão transmitidos sem fio ao invés de por um cabo USB.

Loading...

Dicas

  • Construir um teclado sem fio desta forma pode ser caro. Você pode comprar um teclado "plug and play" (conecte e use) sem fio a um custo significativamente mais baixo do que você vai gastar com a conversão de um teclado com fio para um sem fio. No entanto, alguns usuários são muito ligados aos seus teclados, e se um determinado modelo não estiver disponível com uma opção sem fio e nenhum outro for um substituto adequado, este método pode fornecer a funcionalidade sem fio desejada.

O que você precisa

  • Computador
  • Teclado USB
  • Dois microcontroladores
  • Dois transmissores de rádio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...