O quê é cordial de limão?

Escrito por joseph burke | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O quê é cordial de limão?
Um limão, prestes a tornar-se cordial. (lime 4 image by NeptuneTech from Fotolia.com)

O cordial de limão é frequentemente confundido com uma mistura simples de suco de limão e açúcar; bartenders profissionais e aficcionados por bebidas discordam. Trata-se de uma combinação complexa, com um longo histórico e várias possibilidades em coquetéis.

Outras pessoas estão lendo

História

O cordial de limão foi inventado por Lauchlin Rose, o fundador da famosa companhia -- hoje sob nova direção -- Rose's Lime Juice. Em meados do século XIX, para evitar que os marinheiros contraíssem escorbuto por conta da falta de vitamina C, o governo britânico costumava fornecer-lhes uma dose diária de suco de limão e rum. Rose descobriu uma forma de preservar o suco de limão sem a necessidade do álcool; pouco tempo depois, o cordial de limão de Rose estava em navios por todo o mundo e na dieta de todo marinheiro.

Ingredientes

Há receitas diferentes de cordial de limão. Como Rose não gosta de publicar sua receita, entusiastas vêm há algum tempo experimentando diferentes métodos de fabricação caseira. O The Spirit World recomenda os seguintes ingredientes:

1,5 xícaras de água 3/4 de xícara de açúcar granulado 3,70 ml ácido cítrico 1,85 ml de ácido tartárico Suco de quatro limões ou o equivalente a 3/4 de xícara de suco de limão Duas cascas de limão

Receita

Para começar, misture o açúcar e os ácidos cítrico e tartárico. Ferva a água e acrescente à mistura. Mexa vigorosamente a solução para dissolver o açúcar e os ácidos na água. Despeje o suco de limão, acrescente as cascas e continue a mexer. Deixe a mistura em fogo alto durante um ou dois minutos, mexendo frequentemente. Deixe esfriar à temperatura ambiente e coloque a mistura no refrigerador durante a noite. Coe para remover as cascas e deixe gelar durante pelo menos um dia. A solução durará por mais tempo se permanecer no refrigerador.

O gimlet e cordial de limão

Um dos drinques mais famosos cuja receita inclui o cordial de limão é o gimlet. Como suco de limão e álcool (seja rum ou gin) eram apreciados e usados na prevenção do escorbuto antes da criação do cordial, a criação de um coquetel com gin usando o cordial de limão era previsível. O gimlet é composto por apenas dois ingredientes: gin e cordial de limão; às vezes a mistura é de 4 porções de gin para 1 de cordial, mas a proporção fica a critério do bebedor. O filme "O Perigoso Adeus" de Robert Altman ajudou a consagrar o gimlet na cultura popular.

Outros drinques

O gimlet não é o único drinque que utiliza o cordial de limão, entretanto. Há muitos outros coquetéis que incluem o cordial como ingrediente principal; alguns dos mais populares incluem:

O Absolut Summer Smash, que inclui vodka cítrica, limão, cordial de limão, licor de melão, folha de menta e laranja.

O SoCo e Limão inclui Southern Comfort e cordial de limão (ou suco de limão, às vezes).

O coquetel Cinzano Frozen Limetto inclui vermute limetto Cinzano, cordial de limão e suco de limão.

O Tequila Slammer é feito de uma dose de tequila e uma dose de cordial de limão. Primeiro bebe-se a dose de tequila e então a de cordial.

O Blue Lagoon inclui vodka, curaçao blue, cordial de limão, limonada e gelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível