Mais
×

Cores que contrastam com vermelho

Atualizado em 15 junho, 2017

O vermelho é uma das cores mais poderosas e carregadas de emoção no espectro visível. Com uma conotação de energia e movimento, o vermelho é usados em todas as mídias - das artes plásticas a embalagens de cereais - para atrair o olho e a atenção. O poder da cor é tão grande que empresas norte-americanas de seguros são geralmente induzidas a cobrar taxas maiores de condutores de carros vermelhos. Isso se deve a motoristas agressivos, que custam mais para assegurar e tendem a preferir carros esportivos - muitos dos quais são vermelhos. Como qualquer outra cor, os efeitos e a importância do vermelho são determinados pelas cores ao redor - especialmente as contrastantes.

Mesmo em um objeto ordinário como pastas de arquivo, o vermelho chama a atenção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Verde: Complemento ao vermelho

Todas as cores no espectro possuem uma cor complementar - aquela que está diretamente oposta por não oferecer cores em comum. No caso do vermelho, essa cor é o verde, apesar das associações com o Natal. O verde é tecnicamente a cor que mais contrasta com o vermelho, fazendo com que ele seja útil como destaque em desenhos predominantemente vermelhos. Obviamente, faixas verdes e vermelhas são completamente apropriadas para decorações festivas como cartões de Natal.

Círculos e triângulos

Todas as cores do arco-íris,quando dispostas em um círculo, formam o chamado círculo cromático, conhecido nas áreas das artes e da teoria da cor. Esse círculo é extremamente útil na criação de esquemas de cor. Após criar o círculo, o desenho de um triângulo isósceles entre quaisquer três pontos irá conectar três cores que apresentam uma paleta harmoniosa. Quando o vermelho é conectado através de um triângulo, por exemplo, ele toca no amarelo e no azul.

Amarelo e azul: a tríade com o vermelho

Quando amarelo e azul são colocados junto com vermelho, os três criam um esquema de cor forte e contrastante, que funciona harmoniosamente. Tanto amarelo quanto azul dividem atributos com o vermelho, fazendo com que não sejam tão dissonantes quanto as cores complementares, ao mesmo tempo em que são diferentes o suficiente para atrair o olho e transmitir a marca revigorante do vermelho. Nesse caso específico, o amarelo e o azul são as outras duas cores primárias, além do vermelho. Qualquer cor pode ser criada a partir destas três, e devido à essa relação, elas funcionam bem juntas. Trata-se de uma exceção; a maioria das combinações triádicas de cores são feitas de tons que podem ser criados a partir de uma raiz de cor comum. Isso significa que as cores compartilham elementos de uma cor específica, e como são derivadas da mesma fonte, todas funcionam harmoniosamente. Vermelho, amarelo e azul criam um trio de cores puras e vívidas. Embora não compartilhem da mesma cor-raiz, as relações de cores primárias agem como uma conexão de base e, por isso, esse esquema de cor é perfeito para designs poderosos elaborados para estimular a mente, encantar os olhos e disparar a imaginação.

Branco e preto

O branco e o preto podem ser usados com o vermelho em qualquer projeto. Ambos proporcionam o mesmo grau de contraste visual, apesar da tendência do preto de fazer o vermelho parecer mais escuro, e o branco dar uma aparência mais clara. O vermelho também se destaca ao lado do branco, atraindo o olho diretamente para as partes vermelhas de um objeto. Ao lado do preto, o vermelho pode parecer escuro e sombrio. Já que nenhuma dessas cores conflita com o vermelho ou entre si, pode-se usar ambas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article