Cores que fazem um cômodo parecer maior

Escrito por kim hoyum | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores que fazem um cômodo parecer maior
A regra básica é usar cores claras em cômodos menores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Várias técnicas podem ajudar àquele cômodo pequeno e feio da sua casa a parecer maior, mais iluminado e mais acolhedor, sendo a regra básica usar cores claras em lugares menores, já que cores escuras fazem os espaços ficarem pequenos e apertados. Depois de alterar as cores da parede para ajudar àquele pequeno cômodo a se parecer maior, você também pode considerar outros toques para dar o mesmo efeito, como tratar as janelas, espelhos e o estilo de móveis.

Outras pessoas estão lendo

Cores claras

As cores claras — não confundir com cores brilhantes — e tons mais leves farão o seu cômodo pequeno parecer grande. Tons neutros são a forma clássica de maximizar ambientes mas, talvez, você prefira tonalidades diferentes do que simplesmente o branco básico — se sim, tente uma cor creme ou um tom azul-gelo. O amarelo-pálido, lavanda, rosa e verde darão também uma sensação de espaço, mas não use estampas confusas ou padrões ornamentados, e evite papel de parede estampado nestes lugares. Com certeza, tratar as janelas também lhe ajudará no propósito de criar uma sensação de espaço, deixando o pequeno cômodo mais iluminado.

Paleta de cor

Pinte as guarnições e sancas em um tom ou cor ainda mais claro do que as cores da parede para neutralizar seu efeito na divisória — esses elementos limitam o ambiente, justamente de onde você está tentando mudar o foco. Mantenha a mesma paleta de cores, como a cor da parede principal, mas use um tom mais claro, branco ou marfim e, se quiser adicionar profundidade ao seu cômodo, use vários tons claros da mesma cor, mas com o mais escuro deles na parede da porta e clareando-o na parede oposta. Riscos finos verticais coordenados com uma cor são uma outra ideia que amplia a sala, chamando a atenção para cima e dando uma sensação de altura e espaço. Use o mesmo esquema de cores em suas paredes e tapetes, cortinas e móveis e, se possível, mantenha piso e o teto também com cores claras. Lembre-se, ainda, que um piso de madeira ou carpete escuro põem a perder todo o trabalho que você teve para deixar as paredes arejadas e bem iluminadas. Use mesas com tampo de vidro, cadeiras de cor clara, de modo a não obstruir a luz e deixar as cores entrarem na sala.

Espelhos e iluminação

Para melhorar o seu pequeno cômodo, coloque, de forma estratégica, espelhos e iluminação na sala, mas não sobrecarregue o ambiente com objetos, pois sua desorganização o fará parecer ainda menor. Coloque um grande espelho ou telhas de espelho em uma parede para dobrar imediatamente a sensação de espaço — espelhos refletem a luz e cor ao redor da sala, dando um ar mais aberto. Por isso, coloque-o em frente a um ponto focal, como uma janela, porta ou lareira para dar um efeito melhor — em uma sala estreita, um espelho na parede vai ajudar a fazer com que pareça mais ampla. Em um quarto pequeno, adicione iluminação próxima ao espelho, para dar a ilusão de profundidade e mais aconchego do que há. Uma outra ideia é o uso de claraboias ou lâmpadas torchiere — a claraboia transmite a luz de cima da sala, enquanto uma torchiere direciona a luz para o teto e reflete-a em todo o ambiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível