O que são as cores quentes no design de interiores?

Escrito por leslie rose | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são as cores quentes no design de interiores?
Quando usadas em design de interiores, as cores quentes criam espaços dramáticos e intimistas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

As cores quentes -- vermelho, laranja e amarelo -- são associadas com o calor, a paixão, a raiva, o fogo, e o sol. Estas associações são usadas para criar ambientes perceptivelmente diferentes no design de interiores. Cores quentes usadas nesta área criam espaços dramáticos e intimistas. Cada cor tem tons diferentes, apropriados para áreas diferentes na casa.

Outras pessoas estão lendo

Tons vermelhos

Pinturas vermelhas de interior geralmente têm nomes de fruta e bebidas como "tomate" e "burgundy". Os tons vermelhos podem ser associados com raiva e frustração, mas quando usados da forma correta, eles podem ser brilhantes e animadores, ou profundos e sofisticados. Tons escuros de tinta vermelha, como vinho, são próprios para salas grandes com tetos altos, enquanto que os brilhantes e primários devem ser usados de forma controlada em áreas como a cozinha. Quando for escolher os acessórios e a mobília para um cômodo decorado com esta cor, procure por cores que a complementem como verde ou cores neutras como o marrom, para neutralizar o vermelho e impedir que ele seja demais.

Tons laranjas

A cor laranja quando usada em design de interiores geralmente aparece com uma mistura de laranja e marrom, ou em tons de laranja claro como pêssego. O laranja "original", como a cor de uma laranja (fruta), é relativamente raro nestas decorações. Enquanto que o laranja puxado para o marrom, como o cobre, pode ser fino, e tons de pêssego podem ser animadores, o laranja "original" pode ser demais. O pêssego é geralmente usado em áreas como banheiro e cozinhas, enquanto que o cobre é reservado para áreas mais serias, como a sala de estar e de estudos.

Tons amarelos

Tons de amarelo limão não vão ficar bem em quartos infantis, salas de jogos, quartos de bebes e cozinhas, pois estes quartos são geralmente criados para serem lugares iluminados e alegres. Tons mais escuros e sombreados de amarelo, como o dourado e o capim dourado, são mais apropriados para áreas de comum acesso na casa que são usadas para receber os convidados. O amarelo pode ser usado com seu complemento, o roxo, para um esquema de cores mais dramático. Para um esquema mais conservativo, misture o amarelo com tons mais escuros da mesma cor, ou tons quentes de marrom.

Cores frias que se tornam quentes

As cores frias são azul, verde e roxo. No design de interiores, cores frias são conhecidas por, quando adicionadas, fazerem parte do contexto, enquanto que as cores quentes são conhecidas por manter e atrair a atenção. Cores frias podem funcionar como cores quentes -- atraindo atenção e despertando emoções -- quando elas são misturadas com cores quentes. Por exemplo, o resultado de misturar verde com amarelo é um energético tom de verde que salta a vista. Roxo, quando usado com vermelho ou rosa, tem o mesmo efeito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível