Como cores de tinta afetam o humor e as emoções

Escrito por kyle fiechter | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cores de tinta afetam o humor e as emoções
Use amostras de cor para ajudar a escolher uma cor para o seu quarto (color image by Yermashkevich Pavel from Fotolia.com)

Há muito tempo acredita-se que a cor é capaz de tratar doenças, afetar o humor e influenciar as emoções. Livros de medicina chineses registraram diagnósticos de cor mais de dois mil anos atrás. Árabes e egípcios também usavam formas de terapia com cor, comumente chamadas de "cromaterapia" hoje em dia. Nos anos 40, o cientista russo S. V. Krakov mostrou experimentalmente que a cor afeta o sistema nervoso. Quando você for escolher cores de tinta para a sua casa, use cores quentes para promover a conversação e uma atmosfera divertida, e cores frias para incentivar o relaxamento e o pensamento.

Outras pessoas estão lendo

Amarelo

A cor amarela pode estimular a atividade mental, promover sentimentos de bem-estar e felicidade. O amarelo representa a confiança, brilha de maneira otimista e tem uma energia revigorante. Use essa cor em escritórios, cozinhas e salas de jantar, mas evite-a em áreas de dormir (especialmente em quartos de crianças).

Laranja e vermelho

Embora o laranja e o vermelho sejam cores diferentes, elas são próximas em tom e parecidas em termos de estímulo emocional. O laranja estimula a atividade, o apetite e encoraja a conversação. É uma cor cheia de alegria e pode ser um estimulante. Krakov mostrou que o vermelho eleva a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco, além de estimular as glândulas adrenais (fontes da adrenalina). Use essas cores em entradas, salas de jantar, de estar e de brinquedos.

Rosa

O rosa estimula, tranquiliza e acalma serenamente, lembrando-nos de um abraço maternal reconfortante. Use em salas de estar, quartos de criança e dormitórios. Imagina-se que a cor rosa seja um inibidor de apetite, então use com cuidado em cozinhas. Observe que você não precisa pintar um cômodo inteiro de rosa; detalhes na decoração ou flores podem proporcionar o mesmo efeito.

Roxo

A cor favorita da realeza do passado, o roxo é confiante, respeitável e imponente. Ele é a combinação de vermelho e azul, fornecendo um equilíbrio de consciência aguçada misturada a um efeito calmo e relaxante. Use em salas de estar e dormitórios, e use tons de lavanda em banheiros também.

Azul

O azul da água e do céu produz o conhecido efeito relaxante e calmante inerente a ambos. Esses efeitos foram confirmados pelos experimentos de Krakov. A cor azul pode aliviar a tensão e encorajar a comunicação suave. Use essa cor em áreas de reflexão e pensamento, mas evite-a em áreas em que a atividade é encorajada (como a cozinha e o escritório).

Verde

O verde é refrescante, renovador e calmante. Aproximadamente 32% dos cones responsáveis por ver cores no seu olho são cones verdes, já que esta é a cor predominante no mundo natural. O verde é útil para uma parede que serve como pano de fundo para acessórios, já que é uma cor que produzirá seus efeitos sem se destacar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível