Mais
×

Como correr após uma artrodese de tornozelo

Receber a informação de que você pode nunca mais correr de novo, como ocorre frequentemente com pessoas submetidas à artrodese de joelho, pode ser devastador para alguém que costuma correr bastante. Por causa da impedância que a artrodese gera nos movimentos do tornozelo para cima e para baixo, é uma hipótese médica correta o fato de que correr pode ser algo difícil de se fazer. Entretanto, de acordo com o "London Foot and Ankle Centre" (Centro de Tornozelo e Pé de Londres), com paciência, perseverança e calçado apropriado, um programa de corrida leve pode ser possível para alguns.

Instruções

A corrida leve pode ser possível para alguns pacientes que foram submetidos à artrodese (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Verifique com seu médico se seu tornozelo está totalmente curado e se é seguro tentar correr. Na maioria dos casos, a artrodese completa dos ossos do tornozelo leva entre seis meses e um ano, com restrições variáveis sobre a quantidade de peso que pode ser colocada na perna afetada.

  2. Invista em um par ajustado e confortável de tênis de corrida. Eles possuem uma base curva para que o pé role ao atingir o chão. Isso pode ajudar a imitar os movimentos para cima e para baixo que o tornozelo faria normalmente, sem ter a necessidade de qualquer movimento.

  3. Comece seu treino, em primeiro lugar, estando confortável andando com os tênis de corrida. Concentre-se em fazer com que seu calcanhar alcance o chão primeiro para depois rolar o pé para frente e retirá-lo do chão com os dedos tocando-o por último.

  4. Ao longo de vários dias, caminhe regularmente com o tênis, começando com um passeio fácil e aumentando a velocidade até chegar a caminhar rapidamente.

  5. Quando se sentir completamente confortável em andar rapidamente, tente aumentar a velocidade para uma corrida bem leve. Lembre-se de que a primeira parte de seus pés que deve tocar o chão é o calcanhar e, por último, os dedos.

  6. Corra levemente durante dois ou três minutos no primeiro dia. O exagero pode causar dor ou lesões.

  7. Lentamente, aumente o tempo da corrida com mais um ou dois minutos, assim como a velocidade (se desejar), cada vez que você correr.

Dicas

  • Tenha em mente o fato de que nem todos que foram submetidos à artrodese serão capazes de correr. Se achar que não consegue, tente pedalar, nadar ou praticar outras atividades de baixo impacto.

Aviso

  • Pare imediatamente se sentir dor ou estiver com os pés instáveis.

O que você precisa

  • Tênis apropriado para corrida
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article