Como corrigir a cintilação de tela em notebooks

Escrito por chris granger | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como corrigir a cintilação de tela em notebooks
As telas dos notebooks são propensas a problemas (laptop 3 image by patrimonio designs from Fotolia.com)

As telas de LCD dos notebooks são sensíveis a muitas coisas. Elas possuem defeitos que podem produzir cintilação, linhas, pontos ou imagem esmaecida. Essas telas são sensíveis a campos magnéticos ou dispositivos eletrônicos próximos ao computador; alto-falantes, telefones celulares, luzes e outros aparelhos elétricos são exemplos. A sua tela também pode estar cintilando devido a problemas com os drivers ou o hardware de vídeo relacionados a um inversor com defeito ou à necessidade de substituição da própria tela de LCD. Descubra a causa do problema para chegar a uma solução.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desligue o computador e desconecte todos os dispositivos externos. Vire o notebook, deixando a parte inferior voltada para cima. Retire a bateria e coloque-a de volta. Ligue o computador novamente.

  2. 2

    Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione "Resolução da tela" para reconfigurar a resolução e a taxa de atualização da tela; a caixa de diálogo "Alterar a aparência do vídeo" será exibida. Selecione a resolução recomendada para a sua tela; caso você não saiba, consulte o manual do produto. Clique no link "Configurações avançadas", que está localizado na parte inferior direita; a caixa de diálogo da placa de vídeo será exibida. Clique na guia "Monitor". Selecione "60 Hertz" na lista em cascata "Taxa de atualização da tela" e clique em "OK".

  3. 3

    Verifique a área ao redor do seu computador. Afaste alto-falantes, luzes fluorescentes, ventiladores, celulares, rádios e outros dispositivos elétricos que possam causar cintilação. Afaste temporariamente os aparelhos elétricos do computador para determinar se eles são a causa do problema.

    Se a cintilação for interrompida, coloque de volta um item de cada vez para determinar o que está causando o problema.

  4. 4

    Conecte um monitor externo ao seu notebook para verificar se a outra tela também apresenta cintilação. Em caso negativo, então o problema reside apenas no notebook, indicando uma possível falha de hardware. Entre em contato com o fabricante para obter uma tela LCD de reposição.

    Se a cintilação continuar, siga o próximo passo.

  5. 5

    Reinstale o driver de vídeo. Para fazê-lo, faça login como administrador. Vá até o menu "Iniciar", clique com o botão direito do mouse em "Computador" e selecione "Propriedades". No painel esquerdo da caixa de diálogo, selecione "Gerenciador de Dispositivos". Depois, clique em "Adaptadores de vídeo". Dê um clique duplo na sua placa de vídeo, selecione a guia "Driver" e clique em "Desinstalar". Reinicie o seu computador e verifique se a cintilação da tela foi interrompida. Em caso negativo, siga o próximo passo.

  6. 6

    Vá até o site do fabricante. Baixe e instale as versões mais recentes do driver de vídeo e do BIOS. Reinicie o computador após a instalação dos drivers. Se ainda houver cintilação, siga o próximo passo.

  7. 7

    Com muito cuidado, abra completamente a tela. Caso a cintilação seja interrompida durante a abertura, então o inversor da tela está com defeito. Se a cintilação persistir, a tela de LCD deve ser substituída.

  8. 8

    Entre em contato com o fabricante do computador para obter mais informações e uma possível substituição do inversor. Isso dependerá do fabricante e do próprio computador.

Dicas & Advertências

  • Se você não conseguir alterar a resolução da tela, atualize os seus drivers.
  • O excesso de aparelhos eletrônicos ao redor do seu notebook pode causar a cintilação da tela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível