Mais
×

Como cortar os pelos que ficam entre os olhos de um Shih Tzu

Atualizado em 21 novembro, 2016

Shih-Tzus são pequenos cães animados e amantes da diversão. Eles são amigáveis ​​com pessoas e outros animais de estimação, e podem ser amáveis companheiros para famílias. Deve-se considerar, entretanto, que sua longa e fina pelagem necessita de um tratamento cuidadoso, exigindo, no mínimo, uma escovação diária com atenção especial à área facial. Especificamente, os proprietários de Shih-Tzus devem manter os pelos finos que ficam ao redor do rosto fora dos olhos; faça isso mantendo a pelagem limpa e aparada. Aparar os pelos que ficam entre os olhos de um Shih-Tzu é simples e tornará a vida dessa pequena raça muito mais agradável.

Instruções

Aparar os pelos é muito importante quando se cuida de um Shih-Tzu (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Peça ao Shih-Tzu para sentar-se ou deitar-se, caso o animal esteja familiarizado e treinado para sessões de tosa. Quando a sessão começar, o cão deve estar em um local seguro e confortável; ele deve se sentir à vontade e não estar distraído com outros animais ou atividades. Se ele não está familiarizado com a tosa, peça à alguém para segurá-lo a fim de evitar acidentes com ele.

  2. Penteie os pelos em volta do rosto com um pente fino. Remova todos os emaranhados e nós e escove os pelos afastando-os dos olhos e nariz.

  3. Separe os pelos em três partes: esquerda, meio e direita. Segure a parte esquerda (sobre o olho esquerdo do cão) entre o primeiro dedo e os do meio, e puxe os pelos para a frente. Usando a tesoura de ponta arredondada, corte-os 1,5 cm acima do olho.

  4. Apare a parte direita do pelo da mesma maneira que a esquerda. Uma vez que ambos os lados estejam aparados, escove os pelos novamente. Se o pelo ainda estiver muito comprido, continue a aparar cuidadosamente até que esteja curto o suficiente. Tome cuidado para não cortar os cílios do cão.

  5. Segure a parte do meio do pelo e comece a aparar cuidadosamente. Corte à partir da parte superior do nariz até o canto do olho. Esses pelos devem ficar bastante curtos. Se desejar, essa área pode ser cortada ainda mais curta depois que o excesso de pelos tiver sido aparado. Não use grampos nos pelos da testa. Use-os apenas do topo do nariz em direção aos olhos.

  6. Escove todo o pelo com o pente fino. Retoque quaisquer áreas desiguais com a tesoura.

Dicas

  • Para cães que não estejam acostumados com a tosa ou proprietários inexperientes em corte e limpeza, peça ajuda à alguém para conter o cão e ajudar com os objetos necessários, mantendo livres as mãos do tosador.

Aviso

  • Tenha cuidado ao aparar o pelo em torno de quaisquer áreas sensíveis, especialmente o rosto e os olhos. Nunca tente cortar os pelos de um cão que não esteja calmo ou que esteja se debatendo.

O que você precisa

  • Pente com dentes finos para rosto
  • Tesoura com ponta arredondada
  • Pequenos grampos (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article