Mais
×

Como cortar as pontas sem mexer no comprimento de seu cabelo

Atualizado em 17 abril, 2017

Mesmo que esteja deixando o cabelo crescer, ele precisa ser aparado uma vez por mês. A utilização de produtos de cabelo, secadores ou pentes e escovas duras causam danos ao cabelo e muitas vezes criam pontas duplas. Infelizmente, cortar seu cabelo enquanto ele cresce parece contraproducente, mas deve ser feito se você quiser seu cabelo longo com aspecto saudável. A cada mês, aparar 1,5 cm do cabelo, ou o suficiente para se livrar das pontas duplas, elimina os danos, mas não o seu comprimento.

Instruções

Livre-se dos danos sem sacrificar seu comprimento (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue a luz do banheiro. Conecte e ligue outra luz menor na luminária e coloque-a o mais perto de seu espelho do banheiro possível. Você precisa de muita luz para que você possa enxergar corretamente enquanto você olha para as extremidades do seu cabelo e as corta.

  2. Segure um pedaço de 1,5 cm da frente de seu cabelo entre o dedo indicador e o polegar. Gentilmente, puxe a extremidade da mecha para perto do espelho de maquiagem. Procure por danos e pontas duplas. Quando você ver uma ponta dupla, olhe até onde ela vai. Você deve eliminar a divisão inteira, ou seu cabelo vai continuar com a duplicação da ponta, mesmo depois do corte.

  3. Marque onde a ponta dupla termina no cabelo com um marcador de ponta fina. Faça uma pequena linha ou ponto acima do ponto determinado. Essa marca vai dar uma ideia de onde você precisa cortar o cabelo. Use um marcador não tóxico e lavável, se possível.

  4. Encha um frasco de spray com água fria. Borrife a água nos cabelos. Passe o pente com dentes largos gentilmente, começando pelas pontas e subindo aos poucos para a raiz. Penteie em pequenas seções, para eliminar nós e emaranhados sem causar mais danos.

  5. Encontre a marca que você fez em seu cabelo. Penteie essa seção mais uma vez para que o cabelo fique completamente liso. Segure a mecha entre o dedo indicador e o anelar. Corra os dedos para baixo até que eles fiquem logo acima da marca que você fez. Lentamente e cuidadosamente corte o cabelo, usando seus dedos como uma linha guia.

Dicas

  • Traga um amigo para o banheiro e peça para que ele faça a parte de trás para você. Se você tem cabelo comprido, penteie a parte de trás e puxe-a para um lado para que ela fique sobre o ombro. Corte o cabelo de maneira que fique do mesmo comprimento dos lados e da frente.
  • Sempre use uma tesoura afiada feita especificamente para corte de cabelo.

Aviso

  • Nunca corte a parte de trás do seu cabelo cegamente sem o uso de um espelho.
  • Evite cortar camadas em seu cabelo ou apará-las à medida que ele cresce. Camadas exigem técnica e conhecimento apropriado de corte de cabelo. Consulte um cabeleireiro se você quiser manter suas camadas.

O que você precisa

  • Luminária
  • Espelho de maquiagem
  • Marcador de ponta fina
  • Frasco de spray
  • Pente com dentes largos
  • Tesoura para cabelos afiada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article