×
Loading ...

Como fazer uma cortina de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Faça sua cortina de madeira decorativa para pendurar numa porta ou numa janela usando peças de madeira da sua escolha. Altere o tamanho e o formato das peças de madeira para modificar o design da sua cortina. É melhor separar peças grandes redondas, ovais ou em tubo com peças menores redondas para dar à cortina mais flexibilidade de movimento. A quantidade de peças de madeira necessária para fazer a cortina depende dos tamanhos das peças que você escolher, o comprimento de cada fio e a densidade do design da cortina. Compre peças de madeira em grande quantidade em um revendedor pela internet.

Instruções

Cortinas de madeira decorativas adicionam um toque de design a qualquer cômodo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Meça o comprimento da cortina de madeira a partir da barra até o chão ou até a parte inferior da janela. Corte um fio da corda de 0,5 milímetro que tenha 30 cm mais que o comprimento da porta ou da abertura da janela. Não use uma barra de tensão para pendurar uma cortina de madeira.

    Loading...
  2. Coloque a extremidade da corda pelo buraco no topo da peça de madeira. Amarre a extremidade da corda a ela própria no topo da peça com um nó simples apertado. Faça outro nó apertado por cima do primeiro. Cole os nós com cola de joalheiro.

  3. Deslize uma peça de madeira de 5 milímetros pela extremidade aberta da corda até os nós. Deslize a peça de 2,5 cm pela extremidade aberta para junto da peça de 5 milímetros. Deslize outra peça de 5 milímetros.

  4. Continue o padrão até preencher o fio com peças de tamanhos alternados até 27,5 cm do final da corda. Faça outro nó simples no final do fio.

  5. Amarre a extremidade da corda na barra da cortina. Cubra os nós com cola de joalheiro. Você pode também usar anéis de metal para fixar os fios à barra. Corte o excesso de corda.

  6. Siga com esse processo até fazer tantos fios quanto necessário para preencher a largura do espaço. Adicione cada fio à cortina enquanto os fizer.

Loading...

Dicas

  • Como alternativa ao design da cortina, tente fazer um nó a cada peça de 2,5 cm em vez de fazê-los a cada peça de 5 milímetros.

O que você precisa

  • Barra para cortina
  • Fita métrica
  • Corda de 0,5 milímetro
  • Tesoura
  • Peças de madeira furadas no centro
  • Cola de joalheiro
  • Peças de madeira redondas de 5 milímetros
  • Peças de madeira em formato de tubo de 2,5 cm de comprimento

Recursos

Loading ...
Loading ...