Mais
×

Como costurar nylon Ripstop

Atualizado em 21 dexembro, 2016

Nylon ripstop é um ótimo tecido para todo o tipo de equipamento de uso externo. De mochilas e bolsas a jaquetas e calças impermeáveis, esse tecido versátil é leve, durável e confortável de vestir. Já foi um material difícil de encontrar, mas hoje em dia mais e mais lojas de tecidos vendem nylon ripstop, assim como moldes apropriados. Apesar de necessitar de cuidados extras, o produto final feito com esse material vale o esforço adicional. Mesmo que você não esteja planejando costurar esse tipo de nylon, saber como manuseá-lo vai permitir que você conserte peças compradas prontas feitas com ele.

Instruções

Mochilas são um dos itens que podem ser feitos com o nylon ripstop (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Lave as mãos antes de manusear o nylon ripstop. Qualquer gordura das suas mãos pode afetar o efeito impermeável do tecido. Pelo mesmo motivo, você deve limpar todo o óleo do arrastador e do pé calçador antes de costurar o ripstop em sua máquina de costura.

  2. Corte o tecido para os moldes com um cortador rotativo de lâmina nova e afiada. Se você usar tesoura, assegure-se de que ela faz um corte preciso. Outra opção é usar um ferro de solda para cortar e já selar as bordas inacabadas ao mesmo tempo. Coloque uma placa de vidro sob o tecido enquanto usa o ferro de solda para proteger a superfície embaixo dela.

  3. Use a menor agulha de máquina possível. Isso fará furos pequenos o suficiente para que a linha possa facilmente preenchê-los.

  4. Evite usar alfinetes quando trabalhar com nylon ripstop. Use pesos de tecido para segurar o molde enquanto você o corta. Para costurar, você pode juntar as bordas temporariamente com prendedores de papel ou usar um bastão de cola. Se você realmente precisa de alfinetes, use-os apenas na folga para costura.

  5. Mantenha a tensão firme no tecido enquanto o costura na máquina. Não puxe ou estique o tecido, apenas mantenha a costura tão suave quanto possível. Se você tiver um "walking foot" (também conhecido como pé de quilt), ele evita que o tecido escorregue. Outra opção é colocar papel de seda sob o ripstop e costurá-lo junto, arrancando-o quando terminar. Pratique com alguns retalhos para que você se acostume a costurar o nylon ripstop.

  6. Se você não usou o ferro de solda para cortar, finalize as bordas sem acabamento do nylon para evitar que desfiem. Dobre a barra para o lado de dentro antes de fechá-la. Para outras costuras, considere usar costuras francesas ou embutidas para não deixar as bordas expostas.

  7. Remova pontos defeituosos com tesourinha de bordar em vez de um abridor de casas ou uma lâmina. Qualquer erro pode facilmente rasgar o nylon ripstop.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article