Mais
×

Como costurar um tecido de malha de corte enviesado

Atualizado em 17 abril, 2017

A estilista francesa Madeleine Vionnet foi pioneira nas roupas de corte enviesado no início de 1900. O estilista americano Charles Kleibacker continuou com a arte da costura artesanal de vestidos de corte enviesado em 2011. Costureiras domésticas podem criar roupas à máquina com esse corte que destaca os contornos do corpo e tira vantagem das características drapeadas e elásticas de tecidos de corte enviesado.

Instruções

Esse vestido ilustra o tecido listrado cortado em viés para criar aberturas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Selecione um molde com emendas mínimas. Tente uma camisola simples, um pulôver ou um vestido sem zíper.

    Use uma camisola para o seu primeiro projeto de corte enviesado (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  2. Escolha um tecido macio que tenha um toque fluido quando você pendurá-lo enviesado na loja de tecidos. Escolha um linho leve, algodão macio ou casimira de seda para o seu primeiro projeto. A especialista em costura Marcy Tilton sugere a compra de um metro de tecido para cada peça de molde.

    Um tecido de trama larga cai bem em uma roupa de corte enviesado (Dick Luria/Valueline/Getty Images)
  3. Faça as peças do molde em tamanho normal, traçando as peças dianteira e traseira em papel comum. Cole os pedaços juntos ao centro na frente e nas costas. Marque uma nova linha perpendicular à linha de cada peça do molde. Lembre-se de cortar 4 cm a mais para costura em cada lado e escrever sobre o molde próximo às costuras: "espaço de costura de 4 cm".

  4. Coloque o tecido com o lado direito para cima na mesa de corte. Coloque as peças de molde viradas para cima sobre o tecido e certifique-se de que as novas se encontrem paralelas às ourelas. Prenda o molde no tecido e corte as peças com tecido extra nas laterais para 4 cm de espaço para costura.

  5. Passe as peças cortadas e estique-as suavemente longitudinalmente. Coloque as peças de molde de volta para cada pedaço cortado e marque as linhas de costura com giz.

    Pressione e estique as seções cortadas da peça de roupa antes de costurar (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  6. Costure os ombros e reforce com viés. Alinhave as costuras laterais seguindo as linhas marcadas com giz. Experimente a roupa e faça o espaço de costura mais estreito para deixar a roupa larga ou os amplie para deixá-la mais justa. Lembre-se que o tecido de corte enviesado continuará a esticar, e você precisa permitir espaço suficiente para impedir um caimento que não fique bem.

  7. Estique levemente conforme você costurar as laterais com um comprimento de ponto de 2,5 mm a 3 mm ou de 4 a 5 pontos por centímetro. Vincule o decote e as aberturas de cavas com viés. Pendure a roupa durante a noite para deixar o tecido relaxar. Use um marcador de bainha para medir a distância da borda até o chão. Vire e costure a bainha à mão.

Dicas

  • De acordo com o especialista em costura David Coffin, tecidos moles como crepe ou charmeuse proporcionam um efeito drapeado fluidos, enquanto tecidos mais ásperos, como tafetá, casimira, organza e chiffon tendem a esvoaçar para longe do corpo.
  • Faça um molde em musselina de sua peça para refinar o ajuste antes de cortar o tecido (veja a seção de Referência).
  • Em um casaco, vestido ou blusa com um tecido listrado, corte apenas as mangas em viés para um ajuste confortável e um design interessante (veja a seção de Referência).

Aviso

  • Aprenda a lidar com tecidos mais firmes com corte enviesado antes de tentar em tecidos escorregadios.

O que você precisa

  • Molde
  • Rolo de papel
  • Tecido
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Agulha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article