Costuras básicas para se alterar o comprimento de uma saia

Escrito por ana purna | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Costuras básicas para se alterar o comprimento de uma saia
Habilidades básicas de costura podem ser usadas para se alterar o comprimento de uma saia (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

A bainha de uma saia pode ser alterada para se ajustar o comprimento em qualquer direção. Para encurtar, o excesso de comprimento pode ser dobrado, passado e costurado na parte interna da saia. Para aumentar o comprimento, a bainha pode ser removida, passada e costurada novamente com menos tecido. Existem algumas técnicas básicas que podem ser utilizadas para mudar o comprimento de qualquer saia.

Outras pessoas estão lendo

Desfazendo a bainha

Antes de alterar o comprimento de uma saia, você deve desfazer a bainha. Ao fazê-lo, você saberá quanto tecido há para trabalhar. Se quer aumentar o comprimento, desmanchar a bainha e passá-la a ferro vai mostrar-lhe exatamente quanto pode ser adicionado. Para encurtar, será necessário desmanchar a bainha para que se faça uma nova com o novo comprimento, agora alterado. Para desmanchar a bainha use um desmancha pontos, o qual tem dois dentes afiados com um cabo de plástico e é projetado para deslizar por baixo dos pontos da costura e cortá-los sem forçar o tecido em volta. Para usá-lo, coloque suavemente sob a costura da bainha e puxe para fora, cortando o fio. Mova a ferramenta algumas costuras abaixo e repita a operação. As costuras no intervalo serão desfeitas conforme tirar completamente os fios. Conclua o processo passando a ferro a dobra da bainha antiga.

Medidas básicas

Uma vez que a bainha tenha sido desfeita, você deve determinar o comprimento desejado da saia. Sem ajuda, pode ser uma tarefa difícil, uma vez que o comprimento muda quando você se curva para marcar o tecido. Vista a saia e olhe no espelho; se o comprimento desejado for acima ou perto da ponta dos dedos, faça uma marca com um giz de costura estando em pé mesmo. Se for mais abaixo, faça uma marca ao se curvar, mas saiba que deve medir novamente. Tire a saia e prenda a nova barra com alfinetes. Vista-a novamente e cuidadosamente confira o comprimento quando estiver ereta. Repita o procedimento até que a saia esteja adequadamente alfinetada no lugar certo.

Remarcando a bainha

A bainha pode ser feita sem uma máquina de costura ao se usar pontos quase invisíveis feitos à mão. Comece passando a ferro a nova bainha e alfinetando-a no lugar. Coloque linha que combine com a saia na agulha. Começando no avesso da peça, puxe a linha através da camada dobrada e faça um nó. Venha para o lado de fora do tecido e então passe de volta através das duas camadas, costurando o mais perto possível do furo original. Isso vai criar um ponto bem pequeno no lado de fora da saia. Na parte interna, enfie a agulha novamente no tecido, a cerca de 1 cm do ponto inicial, e faça outro pontinho apertado através das duas camadas de tecido. Repita o processo por toda a volta da saia.

Ideias para aumentar o comprimento

Se o objetivo é alongar a saia, você deve se limitar ao comprimento disponível da barra original. Alguns tecidos, principalmente malhas, podem usar uma bainha enrolada ou até mesmo não a ter. Para aumentar mais o comprimento, considere a possibilidade de adicionar um barrado de renda ou um plissado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível