Mais
×

Como crescer uma hera-roxa

A hera-roxa (nome científico Hemigraphis exotica), tem ​uma ​folhagem enrugada de cor verde brilhante e vinho, e tem flores brancas minúsculas. É uma planta perene tropical que não pode sobreviver a temperaturas de congelamento, e cresce em tufos baixos em climas quentes. Em outros locais é cultivada como uma flor anual para coberturas e vasos, ou dentro de casa como uma planta de interior. Ela exige uma mistura de sombra e luz indireta, e solo fértil, úmido, com boa drenagem.

Instruções

Toda planta precisa de cuidados (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)

    Necessidade de crescer ao ar livre

  1. Cultive a hera-roxa quando não há perigo de geadas ou congelamentos. Ela vai crescer durante todo o ano em climas quentes. Em lugares mais frios, coloque-a ao ar livre após a última geada de primavera. Determine sua zona de resistência usando um localizador de zonas, em Recursos.

  2. Coloque-a em um ponto do jardim com sombra, mas com luz indireta. Luz solar do amanhecer e sol da tarde são aceitáveis. Sob as bordas da sombra das árvores, no lado sombreado de um edifício ou sob uma pérgola são bons locais.

  3. Forneça um solo rico em matéria orgânica, úmido, mas com boa drenagem. Solo argiloso ou arenoso com composto incorporado é o ideal. Verifique se o solo não fica encharcado ou inundado depois da chuva.

  4. Forneça água suplementar durante as secas ou sempre que a superfície do solo estiver seca ao toque. Folhas murcham em condições muito secas. Se for cultivada num local que recebe mais luz solar, o solo pode secar rapidamente em comparação com uma região de sombra.

  5. Fertilize na primavera, com um adubo granulado de liberação lenta e equilibrada, como uma fórmula de 10-10-10, de acordo com as instruções do rótulo. Considere uma segunda adubação no final do verão, se a estação de crescimento é longa na sua região.

  6. Comprima de volta hastes longas ou errantes conforme necessário. Comprima ou quebre a haste e remova os detritos da mesma. Raramente a hera-roxa precisa ser aparada, mas quando ela é cultivada em recipientes ou cestos, uma arrumação ocasional pode ser necessária.

  7. Proteja a planta de geadas leves. Em regiões onde possa ocorrer uma ameaça de uma geada leve ou congelar, cubra a planta com um lençol de pano ou cobertor em noites de possíveis baixas temperaturas, retirando a coberta na manhã seguinte, depois da temperatura aumentar. Isso prolonga temporariamente a vida da planta. Congelamentos e neve matarão a hera-roxa.

    Necessidades de interior

  1. Coloque a hera roxa onde receberá muita luz indireta brilhante, como uma mesa de 2 a 3 metros de distância de uma janela clara. Evite janelas de exposição do norte, onde a luz é muitas vezes demasiado fraca. Luz solar direta do amanhecer em uma janela do leste é boa.

  2. Não coloque-a onde o ar frio do ar condicionado possa soprar diretamente sobre a planta. Para impedir a folhagem de escurecer prematuramente, não deixe no calor e mantenha-a longe de brisas secas de aquecimento.

  3. Incentive a umidade ao redor da hera-roxa. Nebulize-a diariamente de manhã ou coloque o vaso sobre uma pequena bandeja de pedras cheias de água. Agrupamento de plantas juntas em casa também aumenta a umidade do ambiente entre elas.

  4. Regue o recipiente quando o solo se tornar um pouco seco. Quando as partículas do solo já não se prendem em seu dedo ao tocar levemente a superfície do solo, é necessária regar um pouco. Use a água na temperatura ambiente ou morna. Nunca coloque água demais.

  5. Regue menos no final do outono e no inverno. Como a força do sol e duração encurtam, a hera-roxa vai abrandar o seu crescimento. Permita que o solo fique ligeiramente mais seco, em comparação com a primavera e o verão, antes de fornecer água à temperatura ambiente.

  6. Fertilize uma vez na primavera com um fertilizante líquido para plantas de casa, seguindo as instruções e doses no rótulo do produto. Não fertilize no outono ou inverno.

  7. Apare hastes longas ou errantes conforme necessário. Apare ou quebre a haste e remova os detritos da mesma. Raramente há necessidade de aparar a hera-roxa, mas remova hastes errantes ou folhas marrons ocasionais e arrume.

  8. Considere replantar plantas waffle a cada 12 a 15 meses. Use substrato de qualidade em um recipiente de apenas 2,5 a 5 cm de diâmetro maior do que o pote do qual a planta foi removida. Replantar no fim do inverno ou início da primavera é o ideal, mas em qualquer altura do ano é aceitável.

Dicas

  • A folhagem escura da hera-roxa faz um grande contraste com outras plantas, dentro ou fora de casa.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article