O que uma criança deve saber antes de começar o jardim de infância

Escrito por steve repsys | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que uma criança deve saber antes de começar o jardim de infância
Quanto mais o seu filho souber sobre o jardim de infância, melhor se adaptará (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Começar o jardim de infância é um marco na vida de uma criança, e os pais têm um papel vital na preparação de seus filhos nessa etapa. O jardim de infância não se trata apenas sobre educação, mas é também um lugar para brincar e adquirir habilidades sociais. Quanto mais o seu filho entender antes do jardim de infância, melhor será sua adaptação. Há certas coisas que seu filho deve saber antes de começar o jardim de infância.

Outras pessoas estão lendo

Regras de segurança

A segurança é uma lição importante do jardim de infância e seu filho precisa saber como chegar à escola de forma segura. Vá pela rota que seu filho irá tomar para ir à escola. Se ele vai caminhar, assegure-se de que ele se familiarize com o caminho e que tenha alguém para caminhar junto a ele, atentando a ele que saiba observar os carros ao atravessar a rua e obedeça o guia de cruzamento. Se o seu filho vai de ônibus, assegure-se de que ele saiba onde é a parada e a que horas o ônibus chegará e partirá. As crianças devem saber que, no ônibus, devem se comportar e se manter assentadas em seu lugar enquanto o veículo estiver em movimento.

Ser auto-suficiente

Quando começa o jardim de infância, seu filho já deve ser um pouco auto-suficiente. Isso inclui saber se vestir, amarrar os sapatos, colocar casacos, chapéu e luvas, devendo também saber como usar uma mochila. Uma criança deve ser treinada a ir ao banheiro antes de entrar no jardim de infância e a saber como pedir para usar o banheiro. Antes do jardim de infância, a criança deve saber seu nome, endereço e telefone, para casos de emergência. A criança também deve saber falar e fazer com que o professor saiba que precisam de algo levantando a mão.

Habilidades sociais

O jardim de infância é um ambiente social em que o seu filho precisará co-existir com outros alunos e, por isso, ter as habilidades sociais apropriadas fará toda a diferença. Elas incluem ter boas maneiras – saber como dizer "obrigado", "por favor" e "de nada". As crianças devem ficar bem ao redor de outras e entender o conceito de compartilhar e conviver bem com eles. A habilidade de ouvir também é importante, já que se espera das crianças que sigam instruções.

Leitura e matemática

Antes de começar o jardim de infância, seu filho deve saber como recitar o alfabeto e saber reconhecer as letras, e se ele for capaz de compôr letras e escrever seu nome, isso o ajudará muito. Fazer com que seu filho aprenda muitas palavras antes do jardim de infância também será vantajoso para que ele tenha uma melhor compreensão. Além disso, as crianças devem ter habilidades básicas com matemática e saber como, pelo menos, contar até dez e identificar os números. Qualquer habilidade com soma e subtração que seu filho saiba dará a ele uma maior vantagem.

Expectativas

O jardim de infância pode ser assustador se o seu filho nunca viu uma sala de aula de perto. Antes do jardim de infância começar, veja a sala de aula e faça com que se familiarize com o professor antes do primeiro dia de aula. Fale com seu filho sobre como será o primeiro dia e responda a qualquer pergunta que ele tiver. Isso permite que seu filho saiba o que esperar, facilitando a transição para a escola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível