Como fazer uma criança hiperativa prestar atenção

Escrito por lars tramilton | Traduzido por luisa menin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma criança hiperativa prestar atenção
Ajude o seu filho a trabalhar sua habilidade de concentração (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Criar uma criança hiperativa, com uma carga interminável de energia tem pontos positivos e negativos. Uma criança hiperativa pode ser muito divertida em um sábado de sol no parque, mas também pode ser muito difícil e frustrante em uma terça-feira à tarde quando ela precisa fazer seu dever de casa. Aprenda como ajudá-la a ficar atenta, relaxar e se concentrar.

Outras pessoas estão lendo

Café da manhã

Não é segredo para ninguém que o café da manhã é uma refeição importante para ganhar energia, além disso, ele ajuda a manter o foco. Não deixe que a criança hiperativa saia da porta de manhã sem ter comido um café da manhã balanceado. Alguns alimentos como pão integral, frutas frescas (amoras e morangos), salsicha de peru, granola e ovos mexidos.

Rotina

Para ajudar na concentração de uma criança hiperativa, estabelecer uma rotina pode ser muito eficaz. Certifique-se de que ela esteja ciente das suas obrigações de rotina, desde começar o dever de casa, até as comidas que ele vai consumir após a escola, além de pelo menos uma hora brincando na rua todos os dias. A rotina pode ser muito benéfica para criar estabilidade na criança, essencial para atingir o foco.

Exercícios respiratórios

Quando lidar com uma criança hiperativa, é importante ensiná-la como relaxar e se sentir calma. Chame a criança e encoraje-a a inspirar e espirar enquanto pensa a respeito do ar entrando e saindo da boca. Faça isso por aproximadamente cinco minutos antes da criança fazer o seu dever de casa ou alguma outra tarefa.

Reduza o estresse

As crianças com muito estresse podem manifestar isso na forma de uma energia nervosa. Se você sente que a sua criança é sensível ao estresse e ansiedade, ajude-a a acalmar os seus sentimentos pedindo que tome um banho quente e relaxante.

Divisão das tarefas

Uma criança hiperativa pode ter dificuldade de manter a atenção. Se você estiver frustrado tentando instruir a criança a fazer algo, divida isso em segmentos para fazer com que seja mais fácil para ela processar. Ao invés pedir que ela se sente e se concentre em suas tarefas de casa, peça que ela deixe um pedaço de papel e um lápis na mesa de trabalho do quarto. Uma vez que tenha completado a primeira tarefa, entregue a próxima. Fazer isso previne que a criança fique sobrecarregada.

Atividades físicas

Encoraje as atividades físicas para promover um foco positivo. Pense em formas divertidas para que a criança se concentre na tarefa atual enquanto se diverte. Algumas ideias podem ser jogar futebol, pedalar, nadar e escalar.

Música

A música pode ser benéfica para encorajar a criança a ser atenciosa e alerta. Toque alguma música clássica para a criança de forma que ela passe a trabalhar e se concentrar (coisas como Beethoven, Mozart ou Bach).

Espaço

As crianças geralmente experienciam sentimentos de nervosismo e falta de concentração quando estão em um ambiente bagunçado e desorganizado. Ajude a criança a manter o foco, oferecendo um espaço que seja aberto, limpo e sem bagunça. Também certifique-se de retirar qualquer distração externa. Feche a porta e desligue a televisão para que ela não perca o foco da atividade principal.

Sono

Estabelecer um horário para ir dormir pode fazer maravilhas com o foco de crianças hiperativas. Se a criança estiver dormindo pouco, a tontura irá prevenir que ela tenha a atenção necessária para prosperar. Para os pais, é muito importante certificar-se de que a criança durma no mínimo oito horas de sono sem interrupções todas as noites.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível