O que as crianças precisam aprender antes do jardim de infância

Escrito por amie taylor Google | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que as crianças precisam aprender antes do jardim de infância
As crianças precisam desenvolver habilidades básicas para progredir para o jardim de infância (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Quando as crianças costumavam ficar em casa com suas mães e poucas delas iam a uma creche, o jardim de infância era onde elas aprendiam o básico, como o alfabeto, cores, números e outras habilidades rudimentares. Hoje em dia, no entanto, muitas crianças recebem uma vantagem ao frequentar a pré-escola e a creche. Como resultado, muitas escolas esperam que os alunos possuam uma certa base de conhecimento pessoal, social e acadêmico quando suas matrículas no jardim de infância são aceitas.

Outras pessoas estão lendo

Preparo emocional

As crianças que não estão preparadas emocionalmente para o jardim de infância costumam sofrer bastante quando são separadas de um dos pais ou de ambos. Se o seu filho tiver passado a maior parte da vida dela com você e nunca tiver frequentado uma creche, pode ser necessário garantir que a ansiedade de separação não seja um problema. Permita que ele passe a noite na casa de parentes ou de amigas para que se acostume a ficar longe de você de vez em quando.

Uma criança muito tímida também pode sofrer quando for hora de ir para a escola. Exponha seu filho a uma variedade de situações e ambientes sociais e deixe que ele conheça pessoas novas de todas as idades regularmente. Incentive-o a ser extrovertido para ajudá-lo a superar a timidez antes de começar a frequentar a escola.

Preparo social

Até mesmo a criança mais protegida precisa desenvolver as habilidades sociais básicas que governam a interação humana. Garanta que o seu filho seja capaz de brincar direito com os outros, compartilhar brinquedos sem lágrimas ou briga e revezar-se com os outros. Ajude-o a aprender a trabalhar como parte de um grupo e desenvolver habilidades de resolução de problemas, deixando-o ajudar você e o resto da família com tarefas domésticas, projetos culinários simples e compras de supermercado. É importante também que ele saiba ouvir e seguir instruções e regras.

Preparo acadêmico

As crianças que possuem conhecimento acadêmico básico entrarão no jardim de infância com mais confiança e segurança do que aquelas que não possuem. Ajude seu filho a aprender o alfabeto, os números, as cores e as formas. Ensine-o a escrever seu nome, cortar com tesoura e montar quebra-cabeças simples adequados para a idade dele. Garanta que ele saiba também seu nome, endereço e telefone. Passe um tempo lendo para ele e peça para que ele vire as páginas de um livro ilustrado e conte uma história para você com base nas imagens. Torne o aprendizado divertido e faça tudo o que puder para instigar um interesse pela educação.

Preparo pessoal

Antes da época do jardim de infância, comece a ensinar ao seu filho como cuidar de suas necessidades básicas. Ensine-o a vestir o casaco e fechar os botões ou o zíper; como abrir e fechar todas as suas roupas para que ele possa utilizar o banheiro sem ajuda; como assoar e limpar o nariz; e como se alimentar sem que você esteja lá para cortar a carne ou colocar um canudo em sua caixinha de leite. A melhor coisa que você pode fazer por uma criança que se aproxima do jardim de infância é ajudá-la a aprender a ser independente, para que ela não fique esperando por uma professora ocupada que precisa se preocupar com 30 alunos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível