Mais
×

Como criar um valor absoluto no MATLAB sem usar a função ABS

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O MATLAB é um programa para cálculos técnicos desenvolvido pela MathWorks. O MATLAB inclui funções matemáticas de álgebra linear, estatística, otimização e integração numérica. O número absoluto, também chamado de módulo, é o valor de um número desconsiderando-se o sinal deste. Por exemplo, o valor absoluto de -10 é dez. Se você utiliza o MATLAB para fins educativos, você pode implementar diretamente o cálculo do módulo, ao invés de utilizar a função pronta, para demonstrar aos alunos como ela funciona.

Instruções

O MATLAB é um software computacional utilizado para cálculo numérico (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha um valor para o qual você deseja calcular o módulo para ser a variável "número" no MATLAB. Por exemplo, "numero = -45;".

  2. Escreva a função "if" que avalia o valor da variável. Por exemplo, "if numero < 0 modulo = numero*(-1);"

    Neste caso, o teste confere se a variável "numero" é menor que zero. Se for, o módulo será calculado multiplicando-se o número por (-1) para reverter o seu sinal de negativo para positivo.

  3. Complete a função adicionando a parte "else". A declaração é: "else modulo = numero; end"

    A parte "else" da função "if" somente é executada caso a condição seja falsa, ou seja, se a variável "numero" for maior ou igual a zero. O "end" indica o término do bloco condicional.

  4. Imprima o valor absoluto do número para verificar o resultado digitando "print modulo". Neste caso, o MATLAB imprime "45" que é o valor absoluto do número "-45".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article