×
Loading ...

Como criar artesanato com sementes

Atualizado em 17 abril, 2017

Um método criativo para fabricar joias é utilizar sementes encontradas na natureza. Com apenas alguns passos simples, colares belos e resistentes poderão ser criados para uso.

Instruções

Sementes podem ter outras finalidades (sunflower seeds image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  1. Escolha sementes que pareçam resistentes e atraentes. Elas não deverão ser muito pequenas, pelo contrário, poderão ser tão grandes quanto você desejar. Se possível, reúna as sementes que possam ser furadas pela broca ou pelas agulhas, sem que se dividam ao meio. Confira nas floriculturas ou em mercados de especiarias algumas sementes interessantes. Deixe-as secarem totalmente, antes de começar a trabalhar. Elas poderão ser armazenadas durante algumas semanas, sem fragilizá-las.

    Loading...
    Selecione as sementes (necklace image by Alex White from Fotolia.com)
  2. Faça um furo perto do topo da semente, mas não muito perto da borda. Use uma broca e trabalhe lentamente. Uma agulha forte e afiada também poderá ser utilizada. Faça os furos com tamanhos que permitam que o fio ou outro material de encordoamento passe facilmente através deles. Lixe cuidadosamente em torno do orifício, usando uma lixa fina, se não houver uma abertura suave.

    Use uma broca para fazer o buraco (drill image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)
  3. Adicione cor às sementes. Corantes naturais ou tintas deixarão as sementes especialmente bonitas. A mesma tinta ou corante poderá ter resultados diferentes, ao usar em diferentes sementes, então teste antes de pintar. Corantes ou tintas poderão ser aplicados com um pincel ou com um frasco de spray. Você também poderá deixar as sementes de molho durante algumas horas, com a tinta. Cada método irá produzir um visual diferente. As sementes ficarão completamente secas, após a adição de corantes ou tintas.

    Adicione algumas cores (the choice of colors image by iMAGINE from Fotolia.com)
  4. Coloque as sementes em papel de cera ou papel alumínio, com pelo menos 1,30 cm de distância uma da outra. Segurando a lata a cerca de 15 cm acima das sementes, aplique o spray delicadamente e, após alguns minutos, pinte novamente. Passe muitas demãos, para obter o efeito desejado. Cada demão deverá ser fina, para assegurar a secagem total entre elas. Depois de várias horas, vire as sementes e repita. Deixe secar por algumas horas, antes de utilizar.

    Proteja as sementes (grey spray with a cap image by Yasen Pramatarov from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Deixe as sementes secarem completamente, antes de começar, incluindo o interior.
  • Faça um teste antes, para ver se funcionará da mesma maneira que você esperava.
  • Use um revestimento que seja à prova de água.

Aviso

  • Não use sementes muito pequenas ou velhas. Elas são muito frágeis para suportar um buraco. Coloque-as na água primeiro, antes de realizar o seu trabalho.

O que você precisa

  • Sementes de todos os tipos
  • Spray de poliuretano (semibrilho ou gloss)
  • Broca ou agulhas finas e grossas
  • Tintas sortidas
  • Papel de cera ou papel alumínio
  • Lixa fina

Referências

Loading ...
Loading ...