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Como criar uma carta comercial em papel timbrado da empresa

O papel timbrado da empresa é usado para quase toda a correspondência enviada para fora de um escritório. Ele proporciona uma aparência profissional e também é informativo, exibindo geralmente o endereço da empresa, número de telefone e outras informações de contato no cabeçalho ou rodapé da carta. Outras empresas e potenciais clientes receberão as cartas, por isso é importante saber como criar uma carta comercial no papel timbrado da empresa.

Instruções

É muito importante usar o papel timbrado de sua empresa (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Altere as margens do documento. No seu computador no escritório certamente há um programa de processamento de texto, como o Microsoft Word. As margens pré-definidas no Word provavelmente serão diferentes do que as margens do papel timbrado da empresa. Altere-as para combinar com o seu timbre, indo para o menu "Arquivo" e clicando em "Configurar página". Aumente ou diminua as margens superior e inferior para permitir que o design de pré-impressão caiba no papel timbrado.

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  2. A correspondência comercial deve ser alinhada à esquerda, ou seja, todas as partes da sua carta deve começar na mesma margem no lado esquerdo da página. Você pode "justificar" a carta, fazendo com que o texto se alinhe em ambos os lados. Porém, justificar um bloco de texto pode deixar grandes espaços entre as palavras e letras de cada linha.

  3. Deixe seis espaços entre o timbre e a data. Basta pressionar "Enter" seis vezes e digitar a primeira linha de sua carta, que deve ser a data em que você está escrevendo-a.

  4. Pressione "Enter" duas vezes entre a data, nome do destinatário e o endereço da correspondência. Você deve incluir um título, tal como o Sr. ou Sra., e redigir o nome do destinatário junto com o título do seu cargo de negócios, por exemplo, "Diretor". Abaixo do nome, digite o endereço postal completo.

  5. Use um nome formal e dois pontos para saudar o destinatário. Em uma carta casual ou informal, você deve usar como saudação "Querido Henrique" ou "Caro Henrique". No caso de uma carta comercial formal, deve-se usar "Prezado Sr. Silva" como saudação.

  6. Pressione "Enter" duas vezes e escreva o corpo da sua carta. A carta inteira deve ter espaçamento simples. Não recue seus parágrafos, basta colocar um único espaço entre eles. Coloque dois espaços no final do corpo da carta também.

  7. Encerre e assine a carta. Caso seja uma carta formal de negócios, você deve terminar com "Atenciosamente", seguido de uma vírgula. Pressione "Enter" quatro vezes após a despedida e digite seu nome. Quando a carta for impressa no papel timbrado da empresa, assine-a no espaço entre o encerramento e seu nome digitado.

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O que você precisa

  • Programa de processamento de texto
  • Régua
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