Como criar códigos de barras 2D

Escrito por sue smith Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar códigos de barras 2D
Os códigos de barra podem ser lidos por câmeras de telefones e por scanners (bar code image by Renato Francia from Fotolia.com)

Os códigos de barras 2D estão sendo mais e mais usados em uma variedade de produtos, serviços e sites da web. Um código de barras 2D funciona essencialmente da mesma forma do que as variantes 1D mais tradicionais, mas podem armazenar mais informação. Há vários programas de software e serviços web que podem gerar códigos de barras 2D, e os resultados podem ser lidos não só por scanners, mas também por telefones com câmera. Os códigos 2D são usados em cada vez mais produtos, e muitas empresas os utilizam em materiais de marketing. Uma forma comum de publicar um site novo é incluir o endereço em um código de barras 2D exibido em lugares públicos.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida que informação você quer armazenar no código de barras. Se o destino for um produto ou site, há diferentes tipos de informação que você pode querer armazenar em um código de barras 2D, seja texto, números e endereços URL. Se você quiser armazenar um endereço da web, quem ler o código de barras com um telefone poderá acessar a página imediatamente. Os smartphones (iPhones e telefones com Android) simplesmente utilizam as câmeras para lê-los e possuem aplicativos que podem interpretá-los. Como os dispositivos também têm navegadores web, analisar o código de barras permitirá ao usuário acessar o seu site diretamente.

  2. 2

    Descubra que tipo de código de barras 2D você quer usar. Há muitas classes diferentes atualmente em uso, e possuem diferentes propósitos. Um dos tipos mais comumente usados em sites da web é o código QR, que pode ser gerado grátis na internet. Os códigos QR (em inglês, "Quick Response", Resposta rápida) foram inventados no Japão, mas se tornaram o tipo mais comum em muitas cidades, em cartazes, cartões e outros materiais publicitários. Há outros tipos de códigos de barras 2D que são usados por muitas empresas.

  3. 3

    Gere o seu código de barras 2D usando um serviço online gratuito ou software comercial. Para isso, digite os dados que você quer armazenar e siga as instruções. O seu código de barras será gerado como um arquivo de imagem que você poderá usar onde for necessário. Normalmente, você pode obter imagens de mais de um tamanho; é recomendável usar essa opção em vez de alterar o tamanho das imagens depois. Isso resultará em imagens de melhor qualidade.

  4. 4

    Pense onde você quer usar o seu código de barras 2D. Se você for utilizá-lo para promocionar um site, inclua-o nos seus materiais publicitários. Os códigos de barras 2D são usados de muitas formas inovadoras, e em algumas áreas urbanas você poderá vê-los pintados em paredes, cartazes, folhetos e cartões de visita. Você pode imprimir o seu em qualquer material, pois os leitores e as câmeras dos telefones geralmente conseguem decifrar a informação. Se quiser desenhar cartazes, envie as imagens do código de barra para que os designers os incluam.

  5. 5

    Teste o seu código de barras 2D para verificar que ele funciona corretamente. Se você tiver um telefone ou outro dispositivo capaz de fazê-lo, leia o código para certificar-se de que inclui a informação correta. Se o seu código estiver desenhado para ser lido por outros dispositivos, teste-os também neles antes de fazer o trabalho definitivo. A maioria dos códigos de barras 2D, ao serem lidos, pedirão ao software do navegador abrir uma página web relevante.

Dicas & Advertências

  • Os códigos de barras 2D são uma forma fácil e econômica de criar uma presença moderna para os produtos e sites de internet. Muitas das áreas urbanas de hoje estão adornadas com eles, gerando curiosidade sobre o propósito dos mesmos.
  • Pode ser que você não precise usar um código de barras 2D, pois a informação que você precisa armazenar cabe em um 1D. No entanto, muitas pessoas escolhem a versão 2D por motivos de imagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível