Mais
×

Como criar um gráfico de burndown

Atualizado em 03 abril, 2017

O gráfico de burndown (também conhecido como gráfico de ciclo de vida de um projeto) é uma forma visual de representar o andamento de uma tarefa e possui dois eixos: um vertical para representar o trabalho que ainda precisa ser realizado e um horizontal com prazos ou períodos de tempo. Ele ajuda os gerentes de projeto a visualizarem as tarefas realizadas e os aspectos que precisam de atenção para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo. As metas devem ser colocadas no gráfico, da esquerda para a direita, e elas vão sendo traçadas para indicar se estão sendo executadas ou não, até atingirem o ponto zero no eixo de tempo.

Instruções

Exemplo de gráfico de burndown (http://www.mountaingoatsoftware.com/alt-releaseburndown)
  1. Crie um gráfico no quado branco, em uma folha de papel ou no programa de computador. Marque o eixo horizontal com os componentes de tempo, que podem ser compostos por dias, semanas ou meses. Também pode ser uma unidade arbitrária, como um "sprint", que marca o trabalho realizado em qualquer período específico dedicado ao projeto.

  2. Anote no eixo vertical as principais etapas do projeto, que devem ser metas claras, tais como pesquisa de produto, desenvolvimento de protótipo, teste de mercado, ajustes de produto e apresentação do produto. Coloque os objetivos no eixo vertical, de cima para baixo, anotando a meta nº 1 no topo do eixo.

  3. Inclua os detalhes em cada coluna de etapas, para designar o trabalho que precisa ser feito para ela seja concluída.

  4. Quando a etapa for concluída, trace uma linha ligando o ponto mediano da coluna da primeira etapa até a segunda, e assim por diante. O ideal é que esta linha percorra um caminho descendente, contínuo e regular até que o projeto seja concluído.

  5. Adicione o trabalho dentro de cada coluna de etapa, que pode ter tarefas associadas diretamente a ela. Se, na execução de tarefas, mais trabalho é efetuado na criação de mais tarefas, adicione-os na parte inferior da coluna.

  6. Monitore o progresso. Se a linha traçada no passo 4 estiver constantemente na direção descendente, isso significa que o projeto está sendo concluído a tempo. Se houver partes em que ela vai no sentido ascendente, significa que novas funções foram adicionadas à etapa, que os membros da equipe não estão trabalhando como esperado ou que as tarefas precisam de mais tempo do que o previsto. O gerente de projeto é responsável por avaliar esses fatos e fazer os ajustes.

Dicas

  • O gráfico de burndown da ilustração tem um eixo vertical que se inicia em um número negativo. Como a ideia do gráfico consistem em: quando o ponto "0" é alcançado o projeto está concluído; isso pode parecer estranho. Se tarefas tiverem sido adicionadas, o projeto pode levar mais tempo do que o inicialmente planejado e as etapas podem cair em um número negativo, mostrando o tempo que foi adicionado em todo o projeto.

O que você precisa

  • Quadro branco e caneta
  • Papel e lápis
  • Programa de computador com editor de gráficos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article