Como criar um site de classificados

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um site de classificados
Como criar um site de classificados (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os sites de classificados são utilizados para anunciar e vender de tudo – desde carros até serviços de digitação. Em sites como o Craig's List é possível anunciar produtos e serviços para compra e venda. Criar o seu próprio site de classificados não é tão difícil quanto parece. Você só precisa de algum planejamento e um pouco de personalização técnica para colocar a sua página em funcionamento. Para estes tipos de sites, sempre é bom conhecer um pouco as linguagens de programação PHP e SQL, mesmo que você esteja utilizando um script pré-programado. Isso tornará mais fácil a personalização ou a resolução de problemas na página.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desenvolva um plano; ele deve incluir o tipo de site que estará sendo executado (ele será segmentado – somente imóveis, por exemplo – ou genérico?), a estrutura de custo (quanto será cobrado para anunciar e por quanto tempo?), regras para os anúncios (para manter o site livre de spam ou material pornográfico) e um prazo para o lançamento do site.

  2. 2

    Adquira um plano de hospedagem. Para um site de classificados, será necessário um pacote de hospedagem que ofereça espaço em disco ilimitado e uma banda larga de alta velocidade. A hospedagem também deve ser economicamente viável e já possuir o software cPanel instalado. Isso tornará mais fácil a instalação do script para os classificados.

  3. 3

    Adquira um nome de domínio. Algumas empresas oferecem registro grátis de domínios na aquisição de um pacote de hospedagem. Escolha um nome de domínio que represente bem a sua página. Por exemplo, se o nome do seu site for "Anúncios Reais", então o seu domínio deve ser www.anunciosreais.com.br ou algo parecido. De preferência, o endereço do seu site deve ser simples e fácil de ser encontrado pelos clientes.

  4. 4

    Adquira um script PHP para classificados. Existem muitos bons scripts disponíveis que tornam muito mais fácil a tarefa de codificação. É possível adquirir scripts para anúncios pessoais, automóveis, imóveis, empregos e outros. Se você ainda não tiver certeza sobre qual programa utilizar, adquira um script geral, como o webClassifieds ou o Noah's Classifieds. Eles oferecem um bom ponto de partida para a publicação de qualquer tipo de anúncio classificado na internet.

  5. 5

    Instale o script e lance o seu site. Para a maioria dos scripts PHP, será necessário carregar os arquivos no seu servidor da web e então apontar o seu navegador para o arquivo de instalação. Certifique-se de seguir as instruções que acompanham o script antes de tentar carregar e instalar o arquivo. Algumas permissões dos arquivos podem ser configuradas antes da instalação. Utilize o gerenciador de arquivos do cPanel para carregar e configurar as permissões dos arquivos de instalação.

  6. 6

    Personalize as imagens e as configurações no site. Será necessário adicionar o logotipo e o nome da sua página às configurações na área de administração do site. Além disso, utilize as configurações para personalizar o site de forma que ele não tenha aquele visual padronizado, mas sim a aparência desejada por você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível