×
Loading ...

Como crochetar um rosário budista

Atualizado em 17 abril, 2017

Também conhecido como japamala, as contas budistas eram originalmente feitas de madeira ou osso. Elas se originaram na Índia e foram trazidas para o ocidente pelos romanos, onde foram adotadas como rosários. Atualmente, tanto budistas quanto cristãos usam as contas para rezar. O modelo de crochê aqui descrito ensina as tradicionais 108 contas da mala budista, mas também pode ser adaptado para fazer rosários. O japamala budista contém 108 contas separadas, a maior conhecida como "conta guru" e um nó de acabamento ou borla. Esse modelo usa uma borla fácil de fazer.

Instruções

Japamalas eram tradicionalmente de madeira (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Para a conta guru: faça três correntinhas, depois quatro pontos altos na terceira correntinha da agulha, e remova a agulha sem puxar a alça. Insira a agulha no topo do primeiro ponto alto e puxe a alça por dentro para terminar a conta maior.

    Loading...
  2. Para fazer a primeira conta menor: faça duas correntinhas e lace na agulha. Insira a agulha na segunda corrente e puxe uma alça para que haja três alças na agulha. Lace a agulha novamente e puxe uma alça para totalizar cinco alças. Lace a agulha e puxe por todas as alças na agulha para a conta.

  3. Faça a cada conta da mesma forma que a primeira, totalizando 108 destas para uma japamala tradicional ou 54 para uma meia japamala.

  4. Para fazer a borla, corte 20 pedaços de linha ou 40 pedaços de alguma linha mais fina, cada um de 15 cm e mais duas de 30 cm. Estique uma das linhas de 30 cm na mesa de trabalho e coloque as linhas de 15 cm transversalmente. Puxe a linha de 30 cm e amarre firme, dobre as linhas de 15 cm para baixo da de 30 cm e amarre a segunda linha de 30 cm ao redor, várias vezes, 6 mm abaixo do primeiro nó. Amarre a segunda linha usando um nó duplo e enfie as pontas para dentro da parte enrolada da borla.

  5. Conecte a borla à conta guru usando as pontas soltas da primeira linha de 30 centímetros. Passe cada ponta poe uma agulha de linha e enfie através da conta guru. Amarre com um nó duplo no topo. Arremate as pontas soltas e corte a qualquer linha extra com a tesoura. O seu rosário está pronto!

Loading...

Dicas

  • A conta guru é basicamente um ponto pipoca autônomo, e as contas menores são feitas usando um ponto avelã (ou bola) modificado.

O que você precisa

  • Linha número 4 (média)
  • Agulha de crochê 3,75 mm
  • Duas agulhas de linha
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...