Como usar um rosário de dedo

Os rosários de dedo são mais duráveis e fáceis de carregar do que os tradicionais

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Rosários de dedo, também chamados de anéis de rosário, permitem que você faça suas orações usando apenas os dedos polegar e indicador. Com isso você pode rezar enquanto dirige um carro ou executa alguma outra atividade que necessita do uso das duas mãos. Esses rosários também são mais duráveis do que os tradicionais, visto que eles não têm correntes delicadas que podem quebrar, e a ausência de contas os deixa mais seguros para uso quando há bebês ou gatos curiosos por perto. Contudo, por não terem a forma tradicional de um rosário, é preciso fazer uso de uma técnica levemente diferente para as orações.

Step 1

Coloque o rosário no seu dedo indicador da mão dominante. Empurre-o suficientemente para que encaixe bem e não corra o risco de cair, mas não tão fundo que dificulte a sua retirada. Uma boa posição para tentar de início é diretamente abaixo da sua primeira articulação.

Step 2

Faça o sinal da Cruz. Toque sua testa, coração, lado esquerdo e lado direito do peito enquanto diz: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".

Step 3

Vire o rosário de uma forma que seu polegar possa tocar o crucifixo. Reze o Credo, seguido do Pai Nosso.

Step 4

Gire o rosário de dedo no sentido horário se você for destro e no sentido anti-horário se for canhoto, até que seu polegar esteja tocando a esfera localizada três espaços após o crucifixo. Reze a Ave Maria.

Step 5

Mova seu polegar levemente mais acima no seu indicador, repousando na esfera mais próxima ao crucifixo. Empurre gentilmente com seu polegar para baixo, deixando a esfera em uma posição confortável. Lembre-se de realizar o movimento em sentido horário para destros e anti-horário para canhotos, trazendo o crucifixo para mais perto de seu polegar. Reze a segunda Ave Maria.

Step 6

Mova seu polegar para a próxima esfera e empurre-a gentilmente para baixo assim como fez antes. Reze a terceira Ave Maria. Mova seu dedo polegar para o crucifixo e empurre-o para baixo. Reze o Glória.

Step 7

Mantenha o seu polegar no crucifixo e anuncie o primeiro mistério. Por exemplo, se estiver rezando os Mistérios Gloriosos, você deve dizer: "O primeiro Mistério Glorioso é a ressurreição de Nosso Senhor". Reze o Pai Nosso enquanto medita sobre o mistério.

Step 8

Mova o seu polegar para a esfera mais próxima do sentido horário do crucifixo, se você for destro, e anti-horário se for canhoto. Empurre-o para baixo, como fez enquanto rezava as três Aves Maria. Reze mais uma Ave Maria enquanto continua a meditar sobre o mistério.

Step 9

Continue girando o rosário dessa forma, rezando a Ave Maria em cada esfera. Quando você alcançar o crucifixo novamente, diga o Glória ao invés de Ave Maria. Caso queira, você também pode rezar a Oração de Fátima/Oh meu Jesus depois do Glória, apesar de não ser solicitado.

Step 10

Anuncie o próximo mistério. Reze e medite nesse mistério assim como fez no anterior. Continue até completar todos os cinco mistérios do dia.

Step 11

Reze o Salve Rainha enquanto toca o crucifixo, após o quinto e último Glória ou oração de Fátima. Faça o sinal da Cruz. Com isso você conclui o rosário. Se preferir dizer outro conjunto de mistérios, simplesmente continue sem dizer o Salve Rainha.

eHow Brasil
×