Como usar um rosário de dedo

Escrito por rachel kolar | Traduzido por daniela hadzhinachev
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar um rosário de dedo
Os rosários de dedo são mais duráveis e fáceis de carregar do que os tradicionais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Rosários de dedo, também chamados de anéis de rosário, permitem que você faça suas orações usando apenas os dedos polegar e indicador. Com isso você pode rezar enquanto dirige um carro ou executa alguma outra atividade que necessita do uso das duas mãos. Esses rosários também são mais duráveis do que os tradicionais, visto que eles não têm correntes delicadas que podem quebrar, e a ausência de contas os deixa mais seguros para uso quando há bebês ou gatos curiosos por perto. Contudo, por não terem a forma tradicional de um rosário, é preciso fazer uso de uma técnica levemente diferente para as orações.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque o rosário no seu dedo indicador da mão dominante. Empurre-o suficientemente para que encaixe bem e não corra o risco de cair, mas não tão fundo que dificulte a sua retirada. Uma boa posição para tentar de início é diretamente abaixo da sua primeira articulação.

  2. 2

    Faça o sinal da Cruz. Toque sua testa, coração, lado esquerdo e lado direito do peito enquanto diz: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".

  3. 3

    Vire o rosário de uma forma que seu polegar possa tocar o crucifixo. Reze o Credo, seguido do Pai Nosso.

  4. 4

    Gire o rosário de dedo no sentido horário se você for destro e no sentido anti-horário se for canhoto, até que seu polegar esteja tocando a esfera localizada três espaços após o crucifixo. Reze a Ave Maria.

  5. 5

    Mova seu polegar levemente mais acima no seu indicador, repousando na esfera mais próxima ao crucifixo. Empurre gentilmente com seu polegar para baixo, deixando a esfera em uma posição confortável. Lembre-se de realizar o movimento em sentido horário para destros e anti-horário para canhotos, trazendo o crucifixo para mais perto de seu polegar. Reze a segunda Ave Maria.

  6. 6

    Mova seu polegar para a próxima esfera e empurre-a gentilmente para baixo assim como fez antes. Reze a terceira Ave Maria. Mova seu dedo polegar para o crucifixo e empurre-o para baixo. Reze o Glória.

  7. 7

    Mantenha o seu polegar no crucifixo e anuncie o primeiro mistério. Por exemplo, se estiver rezando os Mistérios Gloriosos, você deve dizer: "O primeiro Mistério Glorioso é a ressurreição de Nosso Senhor". Reze o Pai Nosso enquanto medita sobre o mistério.

  8. 8

    Mova o seu polegar para a esfera mais próxima do sentido horário do crucifixo, se você for destro, e anti-horário se for canhoto. Empurre-o para baixo, como fez enquanto rezava as três Aves Maria. Reze mais uma Ave Maria enquanto continua a meditar sobre o mistério.

  9. 9

    Continue girando o rosário dessa forma, rezando a Ave Maria em cada esfera. Quando você alcançar o crucifixo novamente, diga o Glória ao invés de Ave Maria. Caso queira, você também pode rezar a Oração de Fátima/Oh meu Jesus depois do Glória, apesar de não ser solicitado.

  10. 10

    Anuncie o próximo mistério. Reze e medite nesse mistério assim como fez no anterior. Continue até completar todos os cinco mistérios do dia.

  11. 11

    Reze o Salve Rainha enquanto toca o crucifixo, após o quinto e último Glória ou oração de Fátima. Faça o sinal da Cruz. Com isso você conclui o rosário. Se preferir dizer outro conjunto de mistérios, simplesmente continue sem dizer o Salve Rainha.

Dicas & Advertências

  • Tradicionalmente, os católicos rezam os Mistérios Gozosos na segunda-feira e no sábado, os Mistérios Dolorosos na terça-feira e na sexta-feira, os Mistérios Gloriosos na quarta-feira e domingo, e os Mistérios Luminosos na quinta-feira.
  • Existe uma grande variedade de assuntos para meditação enquanto se reza as três primeiras Aves Maria. Alguns pedem à Maria para rezar por eles em seu papel de filha do Pai, mãe do Filho e esposa do Espírito Santo, em cada esfera. Outros pedem pelos dons da fé, esperança e caridade. Ainda há os que simplesmente rezam por suas necessidades pessoais e pelas orações do Papa. Qualquer uma dessas formas é aceitável.
  • No rosário tradicional, você pode manter o rastro de qual mistério você está rezando apenas checando em que conjunto de esferas você está segurando no momento. Com um rosário de dedo, há apenas um conjunto de esferas para todos os cinco mistérios. Isso o faz especialmente importante para meditar nos mistérios, para não perder a sequência sobre onde você está.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível