Cuidados de uma linha arterial

Escrito por darla ferrara | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Uma linha arterial é um cateter fino inserido numa artéria. Ela mede constantemente a pressão arterial e permite que a equipe médica colete amostras para exames de gasometria (pH, dióxido de carbono, oxigênio e bicarbonato). Normalmente, é colocada no pulso, mas outros locais podem ser o cotovelo, a área das virilhas ou o tornozelo. Ela pode ser exigida para muitas doenças que necessitam de monitoramento, como falência de órgãos ou pacientes que respiram através de aparelhos.

Outras pessoas estão lendo

Cuidados de inserção

Se forem tomadas precauções durante a inserção de uma linha arterial, os incidentes reduzirão. Se estiver usando uma artéria radial (inserção no pulso), será realizado um teste para avaliar o fluxo de sangue adequado para a mão. O enfermeiro deve limpar o local da artéria cuidadosamente com uma lavagem antisséptica. Ele aplicará lidocaína, um anestésico leve, para aliviar a dor e reduzir o risco de espasmos durante o procedimento.

Curativo

Se você precisa prestar cuidados a uma linha arterial, aqui estão algumas coisas que pode fazer para tornar o processo mais seguro. Em primeiro lugar, observe o local e verifique se há descarga ou drenagem. Um pouco de sangue em um curativo é normal. Você deve se preocupar se houver uma infiltração amarela ou acastanhada. Isso pode indicar uma infecção. De acordo com o Centro de Saúde da Ciência de Londres, é normal mudar o curativo a cada sete dias, mas se você observar esse tipo de mancha de infiltração, é melhor limpar o local e trocá-lo de imediato.

É primordial tomar precauções estéreis na troca do curativo. Você precisará usar luvas estéreis ao executar essa tarefa. Também é necessário armar uma toalha estéril em torno do braço antes de remover o curativo antigo. Troque as luvas e lave as mãos depois de removê-lo, antes de limpar o local. Certifique-se de que examinar ao redor da artéria à procura de qualquer área vermelha, pois isso pode indicar infecção.

Abra dois suabes (tipo esterilizado de cotonetes) com clorexidina, e esfregue os dois, um de cada vez, na área, horizontal e verticalmente. Deixe que a clorexidina seque antes de fazer qualquer outra coisa. Certifique-se de que a linha esteja estável e fixa com fita adesiva estéril. Aplique um novo curativo oclusivo para vedar a ferida, utilizando o produto recomendado. Um exemplo é o Tegaderm.

Precauções gerais e resolução de problemas

A inserção de linhas arteriais traz riscos de certas complicações, mas algumas precauções simples reduzirão o risco. Previna hemorragia ou sangramento ao certificar-se de que o braço esteja estabilizado e imóvel. É necessário utilizar luvas estéreis sempre que tocá-la, pois isso ajudará a prevenir infecções. Lavar a linha arterial fornecerá um bom fluxo e eliminará o risco de coágulo de sangue. A técnica adequada para a lavagem precisa ser demonstrada por um profissional antes de começar os cuidados. Essa lavagem consiste simplesmente em empurrar salina através da linha para mantê-la limpa, especialmente depois de exames de sangue.

Cuidar de uma linha arterial é algo sério, por isso é recomendável o monitoramento de um médico. Você deve insistir em demonstrações completas de todos os procedimentos de cuidados antes de tentar cuidar da linha. Existem passos específicos que precisam ser tomados para evitar complicações graves. Tome notas e faça muitas perguntas, isso o ajudará a ficar mais confortável em suas competências.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível